Livros didáticos para 2016 começam a ser selecionados

18/08/2015 06:13

A- A+

Agência Maceió

compartilhar:

Já está liberada para professores, diretores, coordenadores da rede municipal de ensino de Maceió, a consulta para a escolha do livro didático que será usado pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em 2016. Para a escolha do material didático, os educadores devem acessar o Guia de Livros Didáticos 2016, disponível neste endereço:http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/7027-escolha-pnld-2016que inclui resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas na avaliação pedagógica para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Os educadores devem estar atentos ao prazo para a escolha dos livros didáticos, que segue de 28 de agosto a 8 de setembro. Segundo informações do Portal do FNDE, serão selecionadas obras didáticas de todos os componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano): letramento e alfabetização linguística, alfabetização matemática e ciências humanas e da natureza (1º ao 3º ano); ciências, história e geografia (2º e 3º ano); língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, história, geografia, ciências e arte (4º ao 5º ano), além de livros com temáticas regionais para o 4º ou 5º ano do ensino fundamental.

Segundo o diretor do departamento do Livro Didático da Semed, Flávio Feijó, com o guia em mãos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor as obras disponíveis e selecionar as mais adequadas ao método de ensino de cada escola. Ainda segundo ele, após esse processo,basta entrar no sistema do FNDE e formalizar a escolha.É importante reforçar que todo o corpo docente de cada escola deve participar dos debates e da escolha do livro didático. E a própria escola e a secretaria de educação precisam garantir essa efetiva participação dos professores”, afirma Flávio Feijó, Técnico do Programa do Livro do SEMED.

Flávio destaca que para este ano os professores podem optar pela coleção integrada de ciências humanas e da natureza, que engloba os componentes de ciências, história e geografia, ou escolher livros específicos de cada uma dessas disciplinas, no entanto ele reforça que, “Como de regra básica, devem ser selecionadas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes”, afirma.

 

No caso em que a escola não queira receber livros de algum componente, Flávio explica que basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer obra. Entretanto, ele acrescenta que se a unidade de ensino não acessar o sistema ou não registrar opção em nenhum momento, será encaminhado, compulsoriamente, um dos títulos aprovados para o PNLD 2016 de cada componente curricular.

Primeira Edição © 2011