Giro dos Folguedos leva cultura popular à Ponta Grossa e ao Pontal

Programação contempla a diversidade de manifestações da cultura popular nesse segundo final de semana

15/08/2015 05:30

A- A+

Ascom Fmac

compartilhar:

Cinco palcos/tablados, dez grupos e cerca de trezentos brincantes, produtores e profissionais de apoio. É assim que a trupe da cultura popular tem desembarcado nos bairros da capital nesse mês de agosto, na 10ª edição do projeto Giro dos Folguedos, da Prefeitura de Maceió. Nesse segundo final de semana de exibições, a ação chega aos bairros do Pontal da Barra e Ponta Grossa, às 14h e 16h deste sábado (15), respectivamente. As apresentações seguem até o final do mês.
 

A programação contempla a diversidade de manifestações da cultura popular. Das danças como o coco de roda e o xaxado, até os mais tradicionais folguedos, como o Guerreiro, Fandango e o Pastoril, passando pela música das tradicionais bandas de pífano, o Giro dos Folguedos reúne 30 grupos diferentes para um total de 100 apresentações durante todo o mês e leva para perto de comunidades dos bairros mais distantes, bem como para a orla marítima e lagunar da cidade, as mais belas tradições da gente maceioense.

Nesse sábado, os palcos/tablados do Pontal da Barra receberão o Afoxé Odo , as Baianas Flor do Bairro e Mensageiras de Santa Luzia, a Banda de Pífanos Flor do Nordeste, o Bumba Meu Boi Águia de Ouro, os Guerreiros Campeão do Trenado e São Pedro Alagoano, o Grupo Arafunfun Omanjerê, as Taieiras Alagoanas, da Facima-TI e o autêntico Fandango do Pontal.

Na Ponta Grossa, o público poderá conferir as apresentações da Banda de Pífanos Fulô da Chicaboa e do Batuque Mudaú, dos Bois Cobra Negra e Lacrau, Grupo Folclórico Ganga Zumba, Guerreiros Mensageiros de Padre Cícero e Vencedor Alagoano, Maculelê Capoeira, Maracatu Baque Alagoano e Pastoril Estrela de Belém.

Na abertura desta 10ª edição do Giro, no dia 8 de agosto, a alegria dos grupos contagiou os moradores dos bairros Benedito Bentes e Clima Bom. Nas próximas semanas a programação segue com exibições à beira mar de Pajuçara e Ponta Verde, a partir das 16 horas.

O Giro dos Folguedos é uma ação da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e nesta edição conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Primeira Edição © 2011