Pescadores serão incluídos em negociação para quitar dívidas

Categoria deverá ser beneficiada pelo modelo a ser adotado para pequenos produtores de AL

30/06/2015 13:07

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, prestigiou nesta segunda-feira (29), Dia do Pescador, os representantes de uma das mais importantes e tradicionais atividades econômicas exercidas pela humanidade. A data, comemorada em todo o Brasil neste 29 de junho, mesmo dia em que é lembrado o santo padroeiro da classe, São Pedro, foi marcada por festas e celebrações em todo o Estado. 

Para demonstrar seu respeito a todos que vivem da pesca em Alagoas, o secretário Álvaro Vasconcelos participou do café da manhã e do sorteio de brindes promovidos pela Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal), ao lado da presidente da entidade, Eliane Morais, do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln, do superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Alagoas, Paulo Gondin, e do diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve - Agência de Fomento, Fábio Leão. 

No encontro, Álvaro Vasconcelos anunciou a inclusão dos pescadores nas negociações entre agricultores e instituições financeiras, intercedidas pelo secretário, para regularização dos débitos dos produtores junto a essas instituições. De acordo com o presidente da CNPA, entidade que congrega mais de 1,2 milhão de pescadores em todo o Brasil, essas dívidas são, hoje, a maior preocupação da categoria. 

“Queremos o pescador adimplente, assim como queremos o pequeno produtor, o agricultor familiar, para que eles possam ter acesso a novos créditos e ampliar sua atividade. Com os pescadores, vamos adotar o mesmo modelo que vem sendo discutido com outros segmentos para sanar essas dívidas. Para isso, vamos reunir o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil e buscar o apoio do Ministério da Agricultura, do Ministério da Pesca e do Ministério da Fazenda, junto com nossa bancada federal, contando ainda com todo o apoio do governador Renan Filho”, disse Álvaro Vasconcelos. 

Na oportunidade, os quase cem pescadores presentes ao café da manhã também tiveram o primeiro contato com as linhas de crédito e financiamento produtivo oferecidas pela Desenvolve - Agência de Fomento, que firmou parceria com a Fepeal e, a partir de hoje, deverá passar orientações mais aprofundadas sobre seus serviços aos pescadores alagoanos. 

“Minha admiração por quem vive da pesca é enorme. Queremos que o pescador alagoano, que trabalha duro com toda a sua família nessa atividade tão nobre, possa ampliar sua produção e gerar riqueza para todo o Estado. E temos hoje um governo determinado a melhorar a qualidade de vida de quem produz. Para isso, não vamos medir esforços”, disse o secretário de Agricultura. 

Primeira Edição © 2011