Descarte irregular de lixo hospitalar é flagrado pela SLUM

25/05/2015 09:08

A- A+

Ascom-SLUM

compartilhar:

Em continuidade às operações de fiscalização em hospitais, clínicas, laboratórios e unidades médicas, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) – em conjunto com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) – notificou, autuou e condenou na manhã desta segunda-feira (25) uma carga de lixo hospitalar estimada em uma tonelada.

O alvo foi um hospital situado no bairro do Poço. Por lá, os fiscais encontraram um contêiner com lixo infectante misturado ao lixo comum e, em outro ponto, flagraram o armazenamento incorreto do lixo hospitalar.

“Ao todo, encontramos aproximadamente uma tonelada de lixo. A unidade foi notificada pela Slum e autuada pela Sempma. Conversamos com a direção geral. Nos passaram que foi um funcionário que fez esse descarte. Mas não há justificativa”, explicou Carlos Tavares, coordenador de fiscalização da Slum. “O armazenamento está inadequado também. O lixo deve estar dentro das bombonas fechadas. Há um risco de contaminação para dentro do próprio hospital. Por isso, as providências devem ser imediatas”, complementou.

“Ele foi autuado no artigo 178, inciso 15, que trata da mistura de resíduos sólidos comuns junto aos patogênicos, que é o lixo infectante, e do armazenamento adequado deste tipo de resíduo”, detalha Luiz Roberto Gomes, agente de fiscalização da Sempma. O hospital tem um prazo de cinco dias para apresentar defesa das duas multas.

De acordo com o apurado pela fiscalização, a unidade hospitalar está sem contrato com empresa licenciada que recolhe, de modo diferenciado, o lixo infectante. A notificação da Slum deu um prazo de 24 horas para que o hospital apresente contrato com a empresa que irá coletar os resíduos.

A Slum deve prosseguir com as operações ao longo da semana. “As operações em hospitais vão continuar. A fiscalização está atenta”, avisou Tavares.

Primeira Edição © 2011