Vice-prefeito vistoria Via Litorânea e mutirão de limpeza no Vergel

09/05/2015 13:02

A- A+

Secom/Maceió

compartilhar:

As ações da Prefeitura de Maceió não param nem nos fins de semana. No Dique Estrada, no Vergel, um mutirão de limpeza foi realizado na manhã deste sábado, 9, para beneficiar a região. Já no outro extremo da cidade, entre Cruz das Almas e Jacarecica, as obras seguem em ritmo acelerado para a construção da Via Litorânea. O prefeito em exercício, Marcelo Palmeira esteve nas duas ações para vistoriar o andamento dos trabalhos.
 

Considerada uma das regiões mais complexas da cidade para a limpeza urbana, o trecho da Avenida Senador Rui Palmeira, também conhecido como Dique-Estrada, no bairro do Vergel do Lago, apresenta ao mesmo tempo um dos mais belos e um dos mais problemáticos cenários da capital alagoana. O lixo que se acumula ao longo da via exige do município ações pontuais.

Segundo Marcelo Palmeira, a população precisa se conscientizar sobre a necessidade de descartar o lixo nos locais indicados. “Mutirões como este ajudam a deixar a área mais limpa, mas não resolvem o problema principal que é a do descarte irregular. São cascas de sururu e lixo doméstico jogados em lugares inapropriados, por isso, além da limpeza constante realizada pela Slum, o órgão reforçará seu trabalho educativo com os moradores para trazer mais qualidade de vida para a região”, disse o gestor.

Neste sábado, além dos 80 agentes destacados para o local, máquinas ajudavam a varrer os detritos que estavam nos dois lados da via e no canteiro central. “Devido ao tamanho da área o trabalho não será finalizado hoje. Durante a semana estaremos no Dique Estrada para concluir a limpeza no local, bem como reforçaremos a conscientização entre os moradores para manter as ruas limpas. Também iremos aumentar a frequência de coleta dos resíduos dos comerciantes de sururu que atuam no local”, destacou o superintendente da Slum, Jackson Pacheco.
 

Uma das obras mais aguardadas pelos maceioenses, a Via Litorânea segue com obras aceleradas. Com a permissão da justiça, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), demoliu o muro de um estabelecimento que estava impedindo o avanço dos trabalhos. “A Justiça viu que aquela área precisava ser desapropriada para que a nova avenida fosse finalizada. A obra é um dos maiores feitos da atual gestão na região norte e toda a cidade só tem a ganhar com ela, pois irá desafogar o trânsito, valorizar a área e ser mais um atrativo turístico para Maceió”, disse o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira.
 

No local, drenagem e pavimentação estão perto de ser concluídas e segundo o secretário da Seminfra, Roberto Fernandes, a expectativa é a de que sejam finalizadas até o início de junho. “Vamos aproveitar o tempo sem chuva para acelerar os trabalhos e poder começar a construção das calçadas e ciclovia. Quando tudo estiver pronto, a via, sem dúvida, trará mais qualidade de vida para a população que se desloca pelo Litoral Norte”, disse Fernandes.

Com aproximadamente 2,2 km, a Via Litorânea contará com avenida de 9 metros de largura, calçada, ciclovia e intervenções de drenagem e pavimentação em ruas adjacentes. Os recursos do convênio também contemplam a urbanização da orla marítima do local. Além de ser vital para o turismo de Maceió, a obra será importante para a mobilidade urbana, ao abrir novos caminhos para desafogar o trânsito e criar novas alternativas de transporte público na região.

 

Primeira Edição © 2011