Prefeitura de Inhapi assina convênio com palennhotólogos da Ufal

06/03/2015 20:59

A- A+

Redação

compartilhar:

Prefeitura de Inhapi assina convênio com palennhotólogos da Ufal

 

Ascom/Inhapi

 

O prefeito Zé Cícero (PT) assinou Convênio entre prefeitura e professores da Ufal (6) para realizar estudo de fósseis pré-históricos encontrados no município, em reunião com paleontólogo professor/diretor técnico do Museu de Historia Natural da Ufal, Jorge Luiz. O projeto contará com o apoio e colaboração do professor Flavio Moraes de Aguiar do Campus/Ufal de Delmiro Gouveia na parte de Arqueologia, além da professora Ana Paula Lopes, responsável pela apresentação do Patrimônio Geológico. Em 2013 os professores realizaram palestras para os alunos da Escola Nezinho Pereira.

De acordo como Convênio, caberá a Prefeitura o apoio logístico, a exemplo do fornecimento das máquinas para iniciar escavação dos lugares, e em contrapartida caberá aos professores a assessoria técnica na instalação da casa de cultura de Inhapi, bem como a capacitação dos monitores que irão trabalhar na casa. Além dos fósseis, colocar em exposição um acervo arqueológico, indígena contemporâneo e bens de patrimônio cultural.

O sitio Lagoa local, onde está sendo realizados os trabalhos, já foi encontrado aproximadamente 10 espécies de mamíferos pleistocênicos, mamíferos que viveram na era do gelo. A maior concentração do estado de Alagoas, a exemplo do tatu gigante, mastodonte, preguiça gigante, toxodonte, paleolhama, xenorhinotherium.

Os estudos iniciaram em 2012, mas ao passar do tempo o município ganhou espaço pela grande representatividade.

Além da Lagoa Inhapi já foram encontrados vestígios nos Sítios Boa Vista, Sitio Gravata, Vaca Branca.

Primeira Edição © 2011