Lista com políticos da Lava Jato será enviada hoje ao Supremo

Caso a solicitação seja atendida, a lista pode demorar dias para se tornar pública

03/03/2015 08:10

A- A+

Correio 24 Horas

compartilhar:

Esperada desde a semana passada, a lista com pedidos de investigação contra políticos suspeitos de envolvimento com o esquema da Lava Jato será enviada hoje, ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Além de pedir a investigação contra parlamentares e políticos que possuem foro privilegiado, Janot também solicitará ao relator da Lava Jato na Corte, ministro Teori Zavascki, que suspenda o sigilo sobre os inquéritos. Caso a solicitação seja atendida, a lista pode demorar dias para se tornar pública. Isso porque Zavascki tem que decidir sobre o fim do sigilo em cada um dos casos.

A inclinação do ministro do STF é para acabar com o segredo. Desde a chegada das delações do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef na Corte, Zavascki tem mantido o caso “oculto” - grau superior ao segredo de justiça.

“Qualquer fato novo com esse tipo de característica de denúncia tira a tranquilidade momentaneamente de qualquer instituição. Não sei qual é a dimensão, nem a quem atinge. É bom no sentido de que as coisas estão funcionando e é ruim no sentido de que tem turbulência e o país precisa de calma e tranquilidade para tocar”, afirmou ontem o ministro da Defesa, Jaques Wagner, um dos principais articuladores políticos da presidente Dilma Rousseff.

Primeira Edição © 2011