Deputados autorizam governador mudar estrutura do Executivo

Em sessão que teve proteção da PM deputados estaduais aprovaram também o rateio do Fundeb

11/02/2015 14:44

A- A+

Redação

compartilhar:

Durante sessão extraordinária concorrida, que teve a presença de vários policiais militares – armados – que garantiram os trabalhos na Assembleia Legislativa Estadual, (ALE), deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira, (11), a Lei Delegada que dá plenos poderes de governo a Renan Filho, (PMDB), e o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, (Fundeb), no valor de R$ 48 milhões.

O rateio do Fundeb gerava expectativa de cerca de 12 mil professores e monitores que aguardavam a distribuição das sobras.

Com aprovação da Lei Delegada, Renan recebeu carta branca para realizar as mudanças na estrutura do Poder Executivo sem ter de consultar os deputados pelos próximos até o final do ano. O governador tem anunciado que pretende realizar diversas mudanças no Executivo entre elas a extinção de cargos, de algumas secretarias e a junção de outras como a de Educação e a de Esportes, antes juntas em uma única administração, e a de Defesa Social e Ressocialização, antes separadas.

Durante a sessão houve bate boca entre o deputado Galba Novaes, que queria discutir a matéria e o vice-presidente da ALE, Ronaldo Medeiros, (PT), que alertou ao colega que não era possível fazer nenhuma alteração em virtude do regimento da Casa. Galba não gostou e disse que não foi eleito para balançar a cabeça para tudo.

Os projetos serão encaminhados ao governador do estado para ser publicado no Diário Oficial do Estado, (DOE).

Primeira Edição © 2011