Limoeiro de Anadia fica em primeiro lugar no Ideb 2013

Município atingiu 4.1 no Índice de Desenvolvimento da Educação nas turmas do 9º ano, acima da meta de 3.8 projetada pelo MEC

08/09/2014 12:33

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O compromisso assumido pelo prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, de garantir a melhoria dos índices educacionais do município vem apresentando bons resultados ao longo dos últimos cinco anos. Apesar do péssimo desempenho do Estado no quesito qualidade da educação, Limoeiro conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 2013, com 4.1 pontos para o 9º ano, superando a meta de 3,4 projetada para o período, segundo os dados divulgados no último dia 6 pelo Ministério da Educação (MEC).
 
Na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano) o desempenho também foi satisfatório. Em 2013, o município obteve 3.9 e superou a meta de 3.7 previstas pelo MEC para o período. No cômputo geral, que avalia o desempenho do município como um todo, Limoeiro alcançou 3.9 pontos contra os 3.7 previstos pelo MEC.
 
Entre as escolas dos anos iniciais, as que mais se destacaram na avaliação do Ideb foram a Rutemberg Falcão (4.3), Maria Júlia Ferreira de Albuquerque (4.0), Governador Lamenha Filho (4.0) e Pedro Ribeiro (3.1). Nos anos finais, as melhores classificadas foram a Nossa Senhora da Conceição, com 4.1, e a Prefeito Benício Ferreira Reis, com 3.6 pontos.
 
Desde que o prefeito Marlan Ferreira assumiu a administração municipal, a Educação em Limoeiro de Anadia deu um salto de qualidade, evoluindo dos 3.4 pontos em 2009, para 3.9 em 2013 (anos iniciais), e de 3.2 para 4.1 (anos finais). O município superou, inclusive, o índice estadual que este ano ficou abaixo da meta de 4.0 projetada pelo MEC, obtendo apenas 3.7 na avaliação de todas as séries. No caminho inverso, Limoeiro superou as expectativas e atingiu 3.9 pontos, enquanto a meta projetada era de 3.7.
 
 
Investimentos - Segundo a secretária municipal de Educação, Glauciane Veiga, os avanços que Limoeiro de Anadia vem obtendo nos últimos cinco anos é fruto do trabalho sério desenvolvido em toda a rede municipal e do compromisso do prefeito Marlan Ferreira em investir pesado na qualificação profissional dos professores, através de cursos de formação continuada e acompanhamento pedagógico, que lhes permitem um melhor desempenho em sala de aula. “Esse esforço conjunto se reflete diretamente no rendimento escolar dos nossos alunos”, disse a secretária.
 
Além da qualificação profissional do corpo docente, a Prefeitura também intensificou os investimentos na melhoria da rede física das escolas, com obras de reforma e ampliação, construção de novas unidades, regularização e ampliação do serviço de transporte e da merenda escolar, aquisição de novos equipamentos e mobiliários e implantação de laboratórios de informática, bibliotecas e outras ferramentas.
 
O prefeito Marlan Ferreira comemorou os resultados, ressaltando que tudo isso é fruto do esforço coletivo de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que vem ajudando a Prefeitura a melhorar cada vez mais os índices educacionais da cidade.
 
O prefeito de Capela, Eustaquinho Moreira; o secretário de Educação do município, Petrúcio Wanderley, e de várias outras cidades alagoanas fizeram questão de parabenizar o prefeito Marlan Ferreira e a secretária Glauciane Veiga pelo excelente desempenho de Limoeiro de Anadia no Ideb 2013.

Primeira Edição © 2011