Audiência entre Sinteal e Município de Maceió termina em acordo parcial

Reunião, presidida pelo desembargador James Magalhães, ocorreu nesta quinta-feira (14) no TJ/AL

14/08/2014 12:16

A- A+

Ascom TJ/AL

compartilhar:

Representantes do Município de Maceió e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) participaram, nesta quinta-feira (14), de nova audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A reunião foi presidida pelo desembargador James Magalhães de Medeiros.
 
      Durante o encontro, ficou acertado que o Município pagará, em novembro deste ano, 1,32% referente ao complemento do piso. O retroativo será quitado em quatro parcelas iguais, também a partir de novembro.
 
Em relação ao 1/3 da hora-atividade, destinada à preparação de aulas e atividades fora da sala, decidiu-se que será implementado em duas etapas: a primeira no mês de novembro para os docentes do Ensino Infantil, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e também para os profissionais que atuam nas Salas de Recursos, voltadas para alunos com necessidades especiais. A segunda para os professores do 1º, 2º e 3º anos, estando programada para maio de 2015.
 
“Não ficou dentro do que queríamos. Nossa expectativa era de que esses prazos fossem encurtados. De qualquer forma, vamos levar as propostas para a categoria”, afirmou a presidente do Sinteal, Consuelo Correia. Os professores farão assembleia nesta sexta-feira (15), a partir das 9h.
 
De acordo com a secretária de Educação do Município, Ana Dayse Dória, para que haja o encurtamento dos prazos referentes ao pagamento do 1/3 da hora-atividade, é necessária a realização de estudos de impacto financeiro. “A Educação é uma pasta muito grande, correspondendo a 1/3 dos servidores de Maceió. Vamos precisar de mais tempo para fazer as análises e apresentar nossa proposta na próxima audiência, marcada para o dia 4 de setembro”, ressaltou.
 
O desembargador James Magalhães de Medeiros considerou positivo o resultado da reunião. “O diálogo prevaleceu e quem saiu ganhando foram os alunos e a sociedade”, destacou.

Primeira Edição © 2011