Comboio humanitário russo avança para Ucrânia apesar das advertências de Kiev

13/08/2014 14:17

A- A+

AFP

compartilhar:

O comboio humanitário russo que pretende ajudar as vítimas dos combates no leste da Ucrânia seguia nesta quarta-feira a viagem no sul da Rússia, apesar das advertências de Kiev e das potências ocidentais.
 
"O comboio segue seu caminho", afirmou uma porta-voz do ministério russo das Situações de Emergência.
 
A coluna de mais de três quilômetros inclui 280 caminhões, segundo o ministério. A diplomacia russa anunciou 262 veículos na terça-feira.
 
O comboio pretende percorrer quase 500 km nesta quarta-feira e chegar à noite ao posto de fronteira de Chebekino-Pletnevka, entre a região de Belgorod (sul da de Rússia) e de Kharkov (nordeste da Ucrânia, sob controle das forças governamentais).
 
"O caminho é longo, é um pouco duro, mas como não ajudar nossos irmãos eslavos?", afirmou o motorista de um dos caminhões ao canal estatal Rossia.
 
A imprensa russa manifesta entusiasmo com a missão do comboio, que partiu na terça-feira da base militar de Alabino, ao sudoeste de Moscou, com mais 1.800 toneladas de alimentos, medicamentos e geradores.
 
"Três quilômetros de ajuda", afirma o jornal oficial Rossiskaia Gazeta, enquanto o popular Tvoi Den elogia o "Caminho da vida".
 
O ministério russo das Relações Exteriores anunciou na terça-feira que o país enviava a ajuda de acordo com os termos desejados pela Ucrânia, aceitando o itinerário proposto por Kiev e a inspeção da carga.
 
Mas a Ucrânia, que acusa a Rússia de armar os separatistas - o que Moscou nega -, alertou na terça-feira que o comboio não poderia entrar em seu território em tais condições. Kiev exige a entrega do material e a transferência para veículos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na fronteira.

Primeira Edição © 2011