EUA bombardeiam posições do Estado Islâmico

Ataque ocorre após anúncio de Barack Obama que visa evitar 'genocídio' de minorias na região

08/08/2014 14:22

A- A+

AFP

compartilhar:

Os Estados Unidos bombardearam posições de artilharia do EI (Estado Islâmico) no Iraque, que ameaçavam funcionários americanos baseados em Erbil, no Curdistão iraquiano, anunciou nesta sexta-feira o Pentágono.
 
"Aviões militares americanos lançaram ataques contra a artilharia do Estado Islâmico. A artilharia foi usada contra forças curdas que defendiam Erbil, perto dos funcionários americanos", declarou o contra-almirante John Kirby, porta-voz do Pentágono, no Twitter.
 
Ele informou que dois caças F/A 18 lançaram bombas de 250 quilos, guiadas por laser, sobre uma peça de artilharia móvel perto de Erbil.
 
O ataque ocorre após a permissão dada por Barack Obama, presidente norte-americano, três anos depois de ter colocado fim a oito anos de ocupação americana no Iraque.
 
Intervenção americana
 
O presidente Barack Obama autorizou, ontem (7) a intervenção de aviões de guerra americanos no Iraque para evitar que os jihadistas entrem na região autônoma do Curdistão e impedir um genocídio das minorias deslocadas.
 
Até agora a missão destas aeronaves foi lançar alimentos e água potável a milhares de pessoas que se escondem dos radicais sunitas nas montanhas desérticas do norte do país.
 
O anúncio de Obama foi feito após uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU convocada pela França, que também ofereceu apoiar as forças que combatem os jihadistas.

Primeira Edição © 2011