Condutores criticam pintura da faixa de pedestres em Maceió

Para motoristas, a visualização ficou prejudicada e pedestres correm mais riscos

29/07/2014 08:14

A- A+

Redação

compartilhar:

A nova estratégia usada pela SMTT  (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito)  para dar segurança aos pedestres não foi aprovada por muitos condutores. A faixa de pedestres pintada em fundo de cor vermelho não dá o realce desejado à noite. Para alguns motoristas, o ideal seria usar algum tipo de iluminação na faixa para alertar os motoristas.

A SMTT precisa buscar novas estratégias. Alguns condutores sentem dificuldade para perceber a nova pintura no horário noturno.

Outra crítica ao novo modelo é em relação ao desgaste da tinta. Apesar da SMTT afirmar que a empresa contratada faz o trabalho de pintura com a qualidade exigida, a tinta logo perde a cor  e tudo vota a estaca zero.

A SMTT acredita que a pintura vermelha destaca as barras brancas no asfalto das vias públicas e proporciona mais segurança aos pedestres durante a travessia.

Enquanto a SMTT não resolve o impasse, quem costuma usar a faixa nas avenidas e ruas de Maceió o ideal é esperar os veículos parar, pois muitos motoristas não estão adaptados a mudança e precisam ficar atentos ao que está  à frente da faixa.

A SMTT alega ainda que todo o trabalho realizado pelo órgão obedece determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece as condições e locais em que sinalização horizontal deve ser colocada, como expõe o artigo 80, que diz que deve tornar “perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito”.

O trabalho de pintura das faixas teve inicio no fim do ano de 2013 e já atingiu varias partes da cidade.

Primeira Edição © 2011