Turistas prometem invadir Alagoas

Maceió e Maragogi recebem turistas portugueses

14/04/2014 14:00

A- A+

Redação

compartilhar:

Com a aproximação do feriadão da Semana Santa e Tira Dentes, Alagoas começa a receber um grande número de turistas nesta quinta-feira (17), onde boa parte vão aproveitar as belezas naturais, entre outros atrativos, retornando a seus destinos de origem provavelmente na segunda-feira (21).

A coincidência dos feriados vai proporcionar aos hotéis e pousadas uma ocupação quase que total. No mais recente balanço da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), realizado apenas entre os estabelecimentos que integram a entidade, 95,82% dos leitos já estão reservados. Os dados foram levantados no dia 7 deste mês, o que indica que esse número já deve ter aumentado. “É um feriadão atípico, longo, ideal para quem quer viajar. Alagoas, mas uma vez, vai atrair milhares de turistas”, comemora Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo.

Lagoas e mares do sul

A perspectiva de altos índices de ocupação durante o feriado não se restringe à capital. Na região sul do Estado, as expectativas são as melhores possíveis. “As belezas do litoral sul já são um atrativo. Temos hoje mais de 90% de ocupação, sobrando poucos leitos para os mais atrasados. Além disso, atrações na Villa Niquim e nos bares vão movimentar a praia da Barra de São Miguel”, comemora Bepe Luna, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul (Assert Sul).

A empresária Adriana Franco, da pousada Capitãs de Areias, na praia do Francês, conta que a procura de hospedagem para a Semana Santa começou logo após do Réveillon. “Cada ano há uma particularidade. Este ano, a Semana Santa já estava lotada antes mesmo do carnaval. Acredito que o feriado de Tiradentes na segunda-feira influenciou essa demanda”, diz.

Costa dos Corais

Na região sul do Estado, segundo polo que mais atrai visitantes em Alagoas, a perspectiva de ocupação é maior do que no carnaval. Em Maragogi, por exemplo, 98% dos leitos já estão reservados. Em Japaratinga, o índice é de 92%. “Os números são muito bons. Estamos muito satisfeitos”, afirma Leandro Lira, diretor executivo do Costa dos Corais Convention & Bureau Visitors, que congrega seis municípios da região.

Sertão do São Francisco

Em Piranhas, a ocupação para o feriadão já bateu os 100%, e os empresários estão indicando as cidades vizinhas para os visitantes que querem desfrutar da região. “Estamos indicando hospedagens em Canindé do São Francisco (SE) e Delmiro Gouveia (AL), porque aqui não há mais vagas. Está tudo reservado”, afirma Jairo Oliveira, presidente da Associação dos Empregados e Profissionais de Turismo da região (Astup). “São turistas de Pernambuco, Bahia e daqui mesmo de Alagoas, que querem curtir as delícias do Velho Chico e assistir também a encenação da Paixão de Cristo não centro histórico da cidade”.

Portugueses

O feriado prolongado favoreceu também a vinda de turistas europeus. Cerca de 190 turistas portugueses chegam a Alagoas esta semana, graças a ações de marketing da Setur. Os visitantes vem pela companhia aérea “Air Fly” e seguem para Maceió e Maragogi, no litoral Norte de Alagoas.

Balanço de março

Os números de março da ocupação hoteleira em Alagoas registram aumento em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) produzido pela Setur – baseado nos dados enviados pelos hotéis –, a taxa de ocupação ficou em torno de 77,8%, contra 77,3% do ano passado. Foram quase 69 mil turistas hospedados apenas nos hotéis e pousadas. Nos três primeiros meses doa ano, o BOH aponta que mais de 205 mil turistas se hospedaram aqui em Alagoas. “Sem dúvida, são números muito bons. Alagoas continua em alta, atraindo milhares de visitantes. Continuaremos nossas campanhas de divulgação para que esses índices sejam sempre melhores”, afirma Novis.

#Com assessoria

Primeira Edição © 2011