Projeto Olhar Brasil realiza ações em Maceió

Projeto tem como um dos objetivos facilitar o acesso de alunos em consultas oftalmológicas

03/10/2013 12:35

A- A+

Secretaria Municipal de Saúde

compartilhar:

Nesta sexta-feira, a partir de 8h, 1.500 estudantes de 32 escolas de Maceió participam de um mutirão de saúde ocular. As ações acontecem na Escola de Ensino Fundamental Dr. Haroldo da Costa, no Salvador Lira, e fazem parte do Projeto Olhar Brasil, do governo federal, realizado em Maceió pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Promoção e Educação e Saúde.

O programa pretende garantir atendimento oftalmológico nas escolas para diminuir os índices de repetência e evasão escolares, além de facilitar o acesso dos alunos de escolas público à consulta oftalmológica, óculos corretivos e exames especializados.

Entre os dias 01 a 03 de outubro foi realizada a triagem para identificar os alunos que precisam do atendimento. Já nesta sexta (04), a meta é realizar 1.500 consultas. Além dos exames oftalmológicos, uma equipe de apoio fará avaliação de peso e altura nos estudantes, como explica a coordenadora de Promoção da Saúde da SMS, Rosivânia Nascimento.

Caso necessário, dando continuidade ao acompanhamento, os estudantes receberão óculos mono e bifocal.

Prevenção

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio da visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual podem ser evitados. Porém, o mais preocupante é que grande parte da população desconhece o problema visual, e muitos carregam essa deficiência desde a idade escolar.

Quando avaliadas as crianças em idade escolar, os números são mais preocupantes. Cerca de 30% das crianças têm problemas na visão, e 80% nunca passaram por um exame de vista, de acordo com os números apresentados pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, respectivamente

De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são matriculadas aproximadamente 6 milhões de crianças no ensino fundamental público. Segundo levantamento feito em escolas municipais, 7 em cada 10 crianças nunca passaram por exame oftalmológico.

O Projeto Olhar Brasil, instituído em 2007 numa parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), gerido pelo Ministério da Educação. Objetiva contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como por grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão.

Primeira Edição © 2011