Alagoas comemora 196 anos de emancipação política

Desfile cívico teve início às 15h30 no histórico bairro de Jaraguá

16/09/2013 15:11

A- A+

Márcio Ândrei

compartilhar:

Diferente do 7 de setembro, onde o desfile cívico comemorativo do Dia da Independência do Brasil foi interrompido, na capital alagoana, por manifestantes, a comemoração dos 196 anos de emancipação política de Alagoas, 16 de setembro, não teve o mesmo impasse e, o festejo fluiu livremente no histórico bairro de Jaraguá com o tradicional desfile cívico estudantil, que teve como tema “Alagoas em cena: arte e educação”.

Tendo como abertura solene a saudação do governador Teotonio Vilela Filho e o hasteamento das bandeiras, ao som dos Hinos de Alagoas e do Brasil, a celebração teve sequência com a apresentação das bandas fanfarras, pelotão de balizas e o cortejo artístico, com várias manifestações culturais que durou horas para a alegria da população.

Tendo como foco as artes cênicas, o desfile cívico contou com a participação de aproximadamente três mil alunos e artista que se apresentaram para um público superior a dez mil pessoas.

Dividido em cinco atos, cívico, circo, teatro, dança e bastidores das artes, todas as apresentações tiveram um foco artístico e cultural que encantou o grande público presente na tarde e noite festiva. Para encerar o aniversário de 196 anos de Alagoas, uma majestosa apresentação a céu aberto envolveu muita música e apresentações culturais, que deixaram parte da história de Alagoas em seus 196 de emancipação política.

Um pouco da história de Alagoas

A história de alagoas foi Iniciada antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios caetés.

Quando da instituição do sistema de Capitanias Hereditárias (1534), integrava a Capitania de Pernambuco, e a sua ocupação remonta à fundação da vila do Penedo (1545), às margens do rio São Francisco.

Constituiu-se em a Comarca de Alagoas em 1711, e foi desmembrado da Capitania de Pernambuco (Decreto de 16 de setembro de 1817), em consequência da Revolução Pernambucana daquele ano. O seu primeiro governador, Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, assumiu a função a 22 de janeiro de 1819.

Durante o Brasil Império (1822-1889), sofreu os reflexos de movimentos como a Confederação do Equador (1824) e a Cabanagem (1835-1840). A Lei Provincial de 9 de dezembro de 1839 transferiu a capital da Província da cidade de Alagoas (hoje Marechal Deodoro), para a vila de Maceió, então elevada a cidade.

A primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas que assinalaram o início da vida republicana. Os dois primeiros presidentes da República do Brasil, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, nasceram em Alagoas. 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011