Sancionada a lei que proíbe doação de moedas às crianças

13/09/2013 04:20

A- A+

Divulgação

compartilhar:

No Diário Oficial do Município de Maceió dessa quinta-feira (12.09.13), o Prefeito Rui Palmeira sancionou a lei nº 6267, que foi apresentada pela vereadora Fátima Santiago (PP) no ano passado na Câmara Municipal de Maceió.

A campanha de conscientização busca fixar placas informativas em áreas de grande potencial turístico e de circulação de pessoas, com a mensagem: “Não doe moedas nos sinais de trânsito, não estimule o trabalho infantil”.

A iniciativa remete-se a preocupação com o grande índice de crianças e adolescentes que permanecem nas ruas, e muitos, estão nessa condição para ajudar seus familiares. Outra problemática enfrentada é a evasão escolar, o risco das crianças serem atropeladas ou de se envolverem na criminalidade e no tráfico de drogas.

 “Várias pessoas tem o hábito de repassar moedas para crianças que estão comercializando produtos ou pedindo esmolas no sinal. E apesar, do espírito de solidariedade, a ideia de que estão ajudando é ilusão. Ao repassar o dinheiro para eles, só estimulam a permanecerem nesse meio e serem explorados. A prefeitura ao apoiar essa iniciativa, demonstra a sua preocupação com as questões sociais e ainda chama a atenção da própria sociedade para rever conceitos e ajudar na fiscalização”, reforçou a parlamentar.

As placas devem ser produzidas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), e também, deve ter o envolvimento das secretarias de Assistência Social (Semas), Promoção do Turismo (Semptur); além de conselheiros tutelares.

Primeira Edição © 2011