Operação Sorriso seleciona pacientes para cirurgia nesta quinta em Maceió

Pacientes farão cirurgias nos dias 24 a 27 de agosto

22/08/2013 06:40

A- A+

Redação

compartilhar:

Uma equipe formada por vários médicos está selecionando pacientes para a realização de cerca de 40 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adultos portadores de lábio leporino e/ou fenda palatina. A triagem ocorre no ambulatório Rodrigo Ramalho, situado na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro Prado, em Maceió.

A seleção dos pacientes e a realização das cirurgias fazem parte da Operação Sorriso – programa humanitário voltado para atender especificamente os portadores dessa anomalia.

A escolha da capital alagoana para as cirurgias se deve ao fato que a cidade possuí a maior incidência de pacientes com fissuras labiopalatinas por deficiências nutricionais. Os dados são de um estudo feito pelo Centro de Estudo de Genomas da USP e o programa.

Conforme pesquisas, o mal atinge um em cada 1000 recém-nascidos no mundo. A incidência varia de acordo com o sexo do bebê. A fissura isolada de lábio ocorre mais nos meninos, enquanto a fissura de palato isolada abate mais meninas. No caso do lábio leporino ou da fenda palatina, a malformação ocorre logo no início da gravidez, no período embrionário do feto - até a décima segunda semana de gestação, formação dos órgãos.

Cirurgias

As cirurgias serão realizadas entre os dias 24 a 27 de agosto, no Hospital Nossa Senhora da Guia localizado na Avenida Comendador Calaça, no bairro Poço, em Maceió.

Primeira Edição © 2011