Pacientes acamados receberão medicamentos em casa

16/08/2013 04:47

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Governo de Alagoas lançou nesta quinta-feira (15) o programa Farmácia Cidadã, que vai entregar medicamentos de alto custo na casa de pacientes acamados, cadeirantes e idosos com dificuldade de locomoção e que não possuem familiares para serem seus responsáveis.

A solenidade de lançamento foi realizada na sede da Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex), onde o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, assinaram o termo de implantação do programa e entregaram as chaves de um automóvel e uma moto para a diretora da Farmex, Erivanda Meireles. Os veículos servirão para dar mais agilidade às entregas em domicílio e foram equipados adequadamente para o transporte e acondicionamento dos medicamentos.

Na oportunidade, o governador destacou as ações realizadas por meio da Sesau e a importância do programa Farmácia Cidadã para a qualidade de vida dos pacientes. “Estamos quase que diariamente realizando ações para a Saúde do Estado. Este programa que lançamos hoje vai humanizar o atendimento e melhorar a vida das pessoas que, comprovadamente, possuem dificuldades de vir até a Farmex buscar os remédios”, afirmou Teotonio.

O secretário Villas Bôas ressaltou o avanço no número de assistidos pela Farmácia de Medicamentos Excepcionais. “Na gestão do governador Teotonio Vilela, houve um aumento significativo do número de pacientes que buscam remédios aqui na Farmex. Antes eram apenas 4 mil, hoje são 14 mil alagoanos que recebem gratuitamente medicamentos do Governo do Estado. O lançamento do Farmácia Cidadã é de grande importância e extensão social e foi colocado como prioridade dentro do Alagoas Tem Pressa.

Após a assinatura do termo de implantação da Farmácia Cidadã, o governador, o secretário Villas Bôas e equipe da Farmex foram até a casa de Edvania dos Santos entregar o medicamento lamotrigina para o filho Jéferson Patrick. O menino sofre de epilepsia e a mãe não pode se ausentar do trabalho. Nesta mesma residência, também foi entregue a medicação betaferon para a paciente Edjane dos Santos, tia de Jéferson e diagnosticada com esclerose múltipla.

“Hoje eu me sinto aliviada, pois não podia sair ou faltar o trabalho para buscar os remédios da farmácia. Edjane quem ia buscar, mas também sofre com problemas de locomoção e era uma dificuldade muito grande. Estou muito feliz e agradecida”, relatou Edvania.

 Programa

Para participar do programa será realizada uma avaliação da Junta Avaliadora do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), além da análise dos documentos necessários para cadastro ou renovação de processo. O recadastramento ao programa é realizado a cada três meses e também poderá ser feito em domicílio. Inicialmente, o atendimento será feito em Maceió.

“A assistência farmacêutica é transversal nas ações da Sesau. Agora, estamos atendendo mais uma parcela da população que precisa do medicamento. O principal critério para seleção dos beneficiados com esta entrega domiciliar é a condição de locomoção”, disse a diretora da Farmex, Erivanda Meireles.

Primeira Edição © 2011