Pólo da Ufal em Penedo pode se transformar em Campus

04/05/2013 11:12

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lobo, assegurou em reunião o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), que a extensão do município de Penedo pode se transformar em Campus.

Segundo informações do reitor, já existem recursos assegurados pelo Ministério da Educação (MEC) para esse investimento na cidade. Estão disponibilizados R$ 10,4 milhão, para a construção de uma residência universitária, restaurante e edificação de nova estrutura para abrigar uma nova Ufal para Penedo, tudo em apenas uma única área.

“Penedo faz parte do projeto de reestruturação da Ufal e, para isso, já existem recursos do MEC. Também estamos trabalhando para que essa Unidade se transforme em Campus. Para isso, é necessário que saia dos atuais dois cursos, para seis.

Graduações

Duas novas graduações já estão em análise no Ministério, uma é Cinema e a outra, Rádio e Tv. Também estamos apresentando a proposta para a criação de mais três cursos. Desta maneira, pularíamos de dois para sete graduações e Penedo se enquadraria em Campus. Uma grande conquista para a cidade e toda a região do Baixo São Francisco”, afirmou o reitor da Ufal.

Para a o projeto de expansão da Unidade Ufal Penedo se concretizar, é preciso de uma área de 10 ou mais hectares para a implantação das novas instalações. O terreno que a universidade possui na estrada de acesso da Cooperativa 1º Núcleo, de apenas quatro hectares é insuficiente. Porque segundo Eurico Lobo, é preciso pensar no futuro. 

“Existem estes dois cursos em fase final de análise no MEC e, estamos pleiteando mais três, Biologia, Engenharia de Produção e Engenharia de Alimentos. E ainda tem o restaurante universitário e a residência. Tudo isso seria abrigado em apenas um único lugar. E se no futuro conseguíssemos trazer mais cursos, teríamos área para ampliar. Por isso, a necessidade de um terreno de 10 hectares”, explicou Eurico Lobo.

Mas, se depender da administração do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, esse não será nenhum problema. O chefe do Executivo garantiu que dentro de 90 dias, o terreno vai ser doado para a Ufal e a escritora passada para as mãos do reitor.

“O propósito da nossa administração é trabalhar pelo desenvolvimento do nosso povo. E se é para o bem dos penedenses e, um projeto dessa magnitude também vai beneficiar toda a região do Baixo São Francisco, garanto que dentro de 90 dias, a prefeitura de Penedo vai doar o terreno de 10 hectares a Universidade Federal de Alagoas”, assegurou o prefeito.

No termo de compromisso selado entre o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão e o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Dr. Eurico de Barros Lobo Filho, a gestão Resgatando as Origens, Construindo o Futuro, se comprometeu a doar uma área de 10 ou mais hectares dentro do perímetro urbano de Penedo, dotada de toda a infraestrutura (água, saneamento e iluminação).
 

 

Primeira Edição © 2011