Audiência pública cobra ações para produtores prejudicados pela seca

Dívidas dos agricultores deverão ser divulgadas na reunião através de um levantamento completo feito pela CNA

04/05/2013 07:39

A- A+

Redação com Assessoria

compartilhar:

Na próxima terça-feira (7) o Governo Federal, em audiência pública e conjunta da Câmara e do Senado, pretende cobrar a suspensão imediata da execução das dívidas de produtores rurais prejudicados pela seca e a liberação de crédito emergencial.

As reivindicações, que foram definidas em reunião entre presidentes da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senador Benedito de Lira (PP-AL), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e das Federações de Agricultura dos nove estados do Nordeste, foi o primeiro passo para a realização da audiência pública que pretende responder questões como a auditoria nas dívidas dos produtores rurais, a desburocratização da liberação de crédito para o plantio da próxima safra e a liberação do milho para alimentação animal.

As dívidas dos agricultores deverão ser divulgadas na reunião através de um levantamento completo feito pela CNA. Segundo informações adiantadas, Alagoas possui cerca de 108 mil contratos de empréstimo rural.

“O Governo tem investido bilhões em incentivos para a indústria automobilística, por exemplo, e não há garantia de preservação do emprego. Não tenho nada contra, mas o agronegócio gera mais emprego e tem sido ignorado. A situação é dramática porque quando uma família perde sua propriedade para pagar a dívida o custo social é enorme. Viver no flagelo dependendo de ajuda do governo não é vida”, comenta o senador Benedito de Lira.
 

Primeira Edição © 2011