Ônibus do Desarmamento chega a Palmeira dos Índios na próxima segunda

Sepaz discutiu nesta quinta estratégias da ação com prefeito, vereadores, lideranças religiosas e de segurança

18/04/2013 15:24

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Ônibus do Desarmamento vai estacionar na Praça da Independência, em Palmeira dos Índios, na próxima segunda-feira (22) e deve ficar na cidade até o dia 3 de maio. Para preparar a chegada, a equipe da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) se reuniu nesta quinta-feira (18) com lideranças de diversos setores do município para apresentar estratégias para a realização da campanha.

O superintendente de Promoção de Cultura de Paz, Adalberon Sá Júnior, destacou, em sessão da Câmara de Vereadores, a Campanha Nacional do Desarmamento, o pioneirismo da proposta do Ônibus como posto de coleta itinerante - e sobre a pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que colocou Palmeira dos Índios como a cidade com mais armas de fogo em Alagoas.

“Este mesmo estudo faz uma provocação da importância de reforçar as campanhas de desarmamento, pois a relação estreita entre alto número de armas e a criminalidade exige uma ação mais direcionada à sociedade. Em alguns casos, há uma compreensão equivocada de segurança quando se tem armas em casa, uma vez que pessoas de bem acabam colocando em risco a sua vida e a da sua família”, disse Adalberon.

Segundo o superintendente, os vereadores foram bem receptivos às informações da Sepaz. “A Câmara ficou satisfeita com a visita do superintendente, principalmente pelas explicações sobre a campanha, o funcionamento do Ônibus, a necessidade do engajamento de todos para que o desarmamento tenha em Palmeira o mesmo sucesso que teve em Maceió e Arapiraca. É uma iniciativa que visa trabalhar a cultura das pessoas também, para que haja mudança no comportamento de violência”, declarou o vereador Júlio Cezar (PSDB).

De acordo com o superintendente da Sepaz, que foi recebido pelo prefeito James Ribeiro, a instalação do Ônibus do Desarmamento é positiva, uma vez que é uma forma de diminuir os índices de violência e proporcionar tranquilidade à população. “Queremos viver em uma cidade de paz e reconhecemos que todos precisam colaborar. Estamos também discutindo com o governo do Estado ações para a segurança pública e de reforço no policiamento”, destacou o prefeito.

As reuniões seguiram no Fecomércio, na Delegacia Distrital, com lideranças religiosas e representantes de escolas públicas e particulares de Palmeira dos Índios.

Etapa Palmeira dos Índios - Palmeira dos Índios será a segunda cidade do interior a receber o Ônibus do Desarmamento. Desde o início das suas atividades, em novembro de 2012, o posto itinerante recebeu 289 armas de fogo e colocou Alagoas como o 2º estado do país em arrecadação de armas, segundo dados oficiais do Ministério da Justiça.
O Ônibus do Desarmamento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Promoção da Paz, em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social e a Polícia Militar de Alagoas.

Primeira Edição © 2011