Por falta de "remédios controlados", pacientes morrem em Joaquim Gomes

Durante visita do Conselho Municipal de Saúde, funcionários do PSF do bairro Asplanas relataram dificuldades com a carência de medicamentos

20/03/2013 12:51

A- A+

Thayanne Magalhães com JG 40 Graus

compartilhar:

A unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Asplanas, no município de Joaquim Gomes, interior de Alagoas, tem sofrido com a falta de medicamentos de uso contínuo, conhecidos como “remédios controlados” e a deficiência pode ter sido a causa da morte de dois pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com informações do site local, JG 40 Graus, esse e outros problemas foram passados pelos funcionários da unidade de saúde durante visita do Conselho Municipal de Saúde, que realizou vistoria nos postos de saúde da cidade.

No local a carência de medicamentos, principalmente para pacientes com hipertensão e diabetes, tem prejudicado o tratamento contra as doenças, já que boa parte da população que precisa do atendimento nos postos de saúde não tem condições de comprar os remédios.

Apesar da boa estrutura física e funcionários, na unidade tem faltado, além dos medicamentos, material de limpeza e de uso essencial em atendimentos como gaze e luvas para curativos. A máquina de esterilização também não estaria funcionando e o atendimento odontológico está parado por conta da falta de condições para a realização dos trabalhos.

Com toda dificuldade, a equipe que trabalha no PSF do Asplanas afirma que o atendimento funciona normalmente na parte de acompanhamento de gestantes, idosos e pessoas com deficiência e existe um dia na semana específico para o atendimento e acompanhamento de pessoas com hipertensão e outras doenças. No local também funciona o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que dispõe de atendimento psicológico e com nutricionistas.
 

Primeira Edição © 2011