Morre, aos 66 anos, o cantor Emílio Santiago

O cantor estava internado desde o dia 7 de março, no Rio

20/03/2013 04:53

A- A+

O Fuxico

compartilhar:

A MPB chora! Morreu, aos 66 anos, Emílio Santiago. O cantor estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar, ao site G1.

No dia 7 de março, Emílio teve um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC), no dia 7 de março.

Ainda não foram informados a causa da morte nem local e horário do enterro do artista.

Dono de uma voz ímpar, o cantor, que começou acarreia nos anos 70, foi vencedor de muitos festivais de música. Ele gravou sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa.

Biografia

Emílio Sant´Anna Santiago nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de dezembro de 1946.

Na década de 1970, Emíio frequentava a faculdade de Direito e começou a cantar em festivais universitários. Participou de um programa de calouros e trabalhou como crooner da orquestra de Ed Lincoln.

Em 1973 lançou o primeiro compacto, com as canções Transa de amor e Saravá Nega, que ocasionou maiores participações em rádios e programas televisivos.

O primeiro LP foi lançado pela CID em 1975, com canções de compositores consagrados como Ivan Lins, João Donato, Jorge Benjor, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Marcos e Paulo Sérgio Valle, dentre outros. Ganhou o prêmio de melhor intérprete no Festival dos Festivais, da TV Globo em 1985, com a canção Elis Elis.

Em 1988, veio seu sucesso, com o LP Aquarela Brasileira pela Som Livre - projeto de sete volumes, dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira. O trabalho ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas.

Assinou com a Sony Music em 2000. O disco que marca a estreia na nova gravadora é Bossa Nova, que trouxe muitos clássicos do gênero e também rendeu um DVD. Na sequência veio Um sorriso nos lábios (2001), um tributo a Gonzaguinha e outro ao compositor acreano João Donato em 2003.

O mais recente álbum de Emílio foi O melhor das aquarelas ao vivo, onde reviu o repertório de música brasileira que gravou a partir do álbum Aquarela Brasileira (1988), e que entre os méritos conta ser o primeiro disco ao vivo de Emílio e o segundo DVD da carreira, após Bossa nova.

Primeira Edição © 2011