Escritora lança livro na feira de artesanato de Traipu

3ª edição da Feira da Beira Rio também reúne apresentações musicais, grupo de crianças do Peti e exibições de capoeira

15/03/2013 14:03

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Mais uma edição da Feira da Beira Rio acontece neste domingo (17) em Traipu. Desta vez, a feira de artesanato do município será palco do lançamento do livro “A Minhoca Xinoca e a Canoa de Tolda”, da escritora Luana Teixeira. Também haverá apresentações culturais, incluindo a presença de um grupo musical local.

O livro foi contemplado no edital Micro-Projetos do São Francisco, realizado pela Funarte e o Ministério da Cultura. Em sua segunda publicação no formato de paradidático, a escritora vê o trabalho como uma forma de ampliar o acesso à cultura local através da educação.

“O paradidático traz assuntos que normalmente não são trabalhados dentro das escolas, como a cultura do Baixo São Francisco. E isso ajuda a tornar o ensino mais efetivo”, declara Luana. Após o lançamento, 800 exemplares do livro serão doados para alunos da rede pública municipal e para bibliotecas de Traipu.

Na história, uma minhoca, chamada Xinoca, conhece o pássaro Martinho do Coco. Juntos, eles se aventuram em uma viagem pelas águas do Rio São Francisco. O transporte utilizado é uma canoa de tolda – um tipo de embarcação muito utilizado em Traipu e nos demais municípios do Baixo São Francisco. O livro é voltado para crianças de até 7 anos.

O secretário de Cultura de Traipu, Igor Machado, incentiva o projeto. “Muitas vezes, sob a influência do conteúdo televisivo que vem de fora do estado, a gente esquece as nossas raízes culturais. Esse paradidático vai pelo caminho contrário, resgatando a cultura ribeirinha para crianças que estão dando seus primeiros passos em sua formação educacional, o que é muito positivo”, destaca.

O lançamento acontece a partir das 11h, nas barracas na Ferinha da Beira Rio. Com vista para as águas do Rio São Francisco, a feira de artesanato tem o mesmo nome da avenida em que está situada.

Além do lançamento do paradidático, haverá apresentações de grupos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) com o tema “A importância da leitura” e exibição de um grupo de capoeira da região. Uma banda formada por músicos de Traipu animam as atividades na Feirinha.

FEIRINHA

A Feirinha da Beira Rio acontece todos os domingos, das 11h às 16h. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, as atividades começaram no primeiro domingo deste mês. No local são vendidas peças artesanais que envolvem desde o vestuário até esculturas. A culinária local também é comercializada na Feirinha.

“Somos um município que tem muitos artesãos, muitas pessoas ligadas à produção cultural. Criar uma feira de artesanato no município foi uma das formas que encontramos de dar mais publicidade e rentabilidade para essa característica do traipuense”, afirma o secretário municipal de Cultura.

A prefeita Conceição Tavares apoia a iniciativa. “Traipu é uma cidade que tem uma cultura muito forte, mas que foi esquecida nas últimas gestões. Essas ações que nós estamos promovendo tem o objetivo de resgatar esta cultura, inclusive incentivando o turismo e movimentando a economia local”, destaca a prefeita.

Primeira Edição © 2011