Estudantes da rede municipal recebem atendimento médico gratuito em Traipu

Durante toda a semana, Secretaria Municipal de Saúde leva oftalmologista para escolas; óculos serão distribuídos gratuitamente para os alunos da rede municipal

14/03/2013 13:17

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Os estudantes da rede pública municipal estão recebendo atendimento médico gratuito durante toda a semana em Traipu. Além de ganhar as consultas, as crianças, adolescentes e adultos também participam de palestras sobre saúde. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Saúde na Escola (PSE).

Um oftalmologista foi disponibilizado pela SMS para realizar exames de vistas nas crianças e nos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O médico identifica desde problemas de vista comuns até a possibilidade de doenças mais graves, como o glaucoma. Todo o equipamento necessário para as consultas foi montado nas próprias escolas.

“As crianças precisam ter uma vista boa para participar das aulas. Às vezes elas não enxergam o que está no quadro e ficam envergonhadas de falar para o professor, de falar para o diretor da escola. Por isso, levamos um consultório para dentro de todas as escolas de Traipu”, explica Etinho Dias, secretário municipal de Saúde.

Caso seja identificada a necessidade de que algum estudante utilize óculos, o material será cedido SMS. Os problemas de vista mais grave são encaminhados para clínicas e hospitais através do Sistema Único de Saúde (SUS). As consultas são agendadas na própria Secretaria de Saúde.

Para a prefeita Conceição Tavares (DEM), a realização de consultas médicas nas escolas proporciona um melhor atendimento aos estudantes. “Muitas vezes os alunos têm um problema de visão, como uma leve dor de cabeça ao ler um livro, mas acham que não tem importância, que é algo temporário. Levar o médico à escola é uma garantia de que nossas crianças serão diagnosticadas e receberão o tratamento correto”, pontua a prefeita.

As atividades estão sendo realizadas em todas as escolas de Traipu. Nesta quinta-feira (14), as consultas e palestras aconteceram na Escola Municipal Francisco Mangabeira. “Vamos fazer em todas as escolas, sem distinção. Desde segunda-feira (11) os médicos estão examinando as crianças”, afirma Marcela Vilela, coordenadora da Secretaria de Saúde no PSE.

Os povoados de Mumbaça e Olho D’Água da Cerca também receberam médicos nas escolas. “O nosso calendário está programado para atividades durante todo o ano. Nessa semana, reforçamos ainda mais porque é um momento de mobilização nacional, mas todas as escolas de Traipu serão atendidas pelo PSE”, ressalta Marcela.
Além do atendimento médico, os estudantes participaram de palestras sobre saúde bucal e ocular, obesidade e a importância de atividades físicas, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, drogas e bullying. Nos próximos dias, uma equipe de vacinação irá percorrer as escolas do município.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011