Renan anuncia em plenário medidas para modernizar Senado e Congresso

Senadores elogiam medidas de economia e modernização anunciadas pelo presidente da Casa

01/03/2013 11:08

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou em plenário, nesta sexta-feira (1º), diversas medidas administrativas para as duas Casas do Congresso Nacional. Ele informou que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal vão criar uma comissão mista para a reforma do Regimento Comum das duas Casas. Também disse que o Congresso terá um portal na internet. Câmara e Senado já têm seus respectivos portais.

Ao ressaltar a importância de se atualizar e modernizar o Regimento Comum, Renan destacou que essa decisão foi tomada em conjunto com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e lembrou que o regimento atual é da década de 1970. A comissão mista responsável pela modernização dessas normas terá 90 dias para concluir seus trabalhos.

Os representantes do Senado nesse colegiado serão Ana Amélia (PP-RS); Flexa Ribeiro (PSDB- PA); Jorge Viana (PT-AC), que é o primeiro vice-presidente da Casa; Lobão Filho (PMDB-MA),relator do projeto que atualiza o regimento do Senado; Romero Jucá (PMDB-RR), que é o segundo vice-presidente da Casa; e Walter Pinheiro (PT-BA). 

Sobre o portal a ser criado para o Congresso Nacional, Renan acrescentou que essa medida
será acompanhada pela informatização do "trânsito eletrônico" entre Câmara e Senado, com
a substituição de documentos em papel impresso por meios eletrônicos, o que inclui, por
exemplo, textos de projetos de lei e de pareceres. O presidente do Senado ressaltou que essas ações vão aperfeiçoar o fluxo de trabalho entre as duas Casas.

Serviço Médico

Renan confirmou ainda que estão sendo concluídos os termos de cooperação para que
médicos e outros profissionais de saúde do Senado sejam transferidos para os governos
federal e do Distrito Federal, com o objetivo de reduzir os custos da Casa. Ele justificou a
medida argumentando que é necessário, entre outras razões, eliminar gastos. E informou que, dos 146 servidores dessa área, 92 serão transferidos.

– Vamos redimensionar os contratos relativos aos serviços médicos - acrescentou. Ainda
segundo Renan, esse acordo de cooperação envolve a transferência para o Senado de
profissionais da área de informática e de gestão de políticas públicas.

Desafios

O presidente do Senado reiterou que a Casa possui quatro desafios: "promover a austeridade interna; tornar-se a instituição número um em termos de transparência; colaborar com uma agenda microeconômica que facilite o ambiente de investimentos; e defender de forma inflexível a liberdade de expressão".

Primeira Edição © 2011