Execução orçamentária do Ministério do Turismo é recorde

Secretário nacional de Políticas de Turismo apresenta proposta de Agenda Estratégica em reunião do CNT

13/12/2012 15:39

A- A+

Ministério do Turismo

compartilhar:

A execução orçamentária do Ministério do Turismo foi recorde em 2012: chegou a 90,6% em novembro e fechará dezembro em 99%. A afirmação foi do secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão, ao apresentar o balanço da execução orçamentária e financeira do MTur em 2012, na 37ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), que acontece nesta quinta-feira (13), em Brasília.

“Recursos financeiros não faltaram. O Ministério do Turismo já pagou, efetivamente, R$ 1,011 bilhão, até agora, para desenvolver suas ações”, afirmou o secretário-executivo. Valdir Simão acrescentou ainda que, até o último dia 7, 82% do orçamento da Pasta já tinham sido empenhados. “Nossos gastos são qualitativos, 76% deles são destinados a investimentos”, completou.

O secretário-executivo do MTur lembrou que hoje a Organização Mundial do Turismo celebra a marca inédita de 1 bilhão de turistas em viagens pelo mundo em 2013. “Esse é um marco histórico, temos que comemorá-lo. Reforço o pedido para que todos vocês se juntem a nós nessa comemoração. Imaginem o potencial de um bilhão de pessoas contribuindo para a economia mundial”, disse Simão, que ganhou aplausos da audiência.

O secretário Nacional de Políticas de Turismo e secretário-executivo do CNT, Vinícius Lummertz, apresentou aos conselheiros a Agenda Estratégica do Turismo – 2013-2022, que dará consequência objetiva às ações do Plano Nacional de Turismo (PNT), possibilitando a materialização do 1º PNT em Ação.

“A Agenda Estratégica possibilitará o aprimoramento da Política e do Plano Nacional de Turismo. Assim, melhorando em competitividade, teremos condições de contribuir para o crescimento da economia brasileira”, afirmou Lummertz.

A Agenda Estratégica propõe a alteração do horizonte do PNT para 2013 – 2016 e a inclusão do subtítulo “O Turismo fazendo muito mais pelo Brasil”. Uma das principais propostas é a elaboração periódica de documentos executivos que possibilitem ações concretas de apoio ao desenvolvimento do turismo onde estejam previstos os meios materiais, financeiros e legais necessários para a viabilização desses projetos.

“O turismo tem a capacidade de construir um Brasil maior, gerando emprego e renda, trazendo soluções ecologicamente viáveis e sustentáveis. O turismo não traz problemas, só vantagens”, afirmou o secretário. O 1º PNT em Ação terá duas abordagens: uma temática, por macro ambientes de negócio, e a segunda transversal, focando a cadeia produtiva do turismo.

São quatro os macro ambientes considerados: parques naturais, litoral, parques temáticos e turismo cultural. A abordagem transversal considerará temas como legislação, acessibilidade, gestão, regionalização, crédito, qualificação, promoção e comercialização e infraestrutura. “Já estamos trabalhando na identificação dos gargalos existentes nos macro ambientes”, acrescentou.

O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, apresentou um balanço de sua gestão e enfatizou a necessidade de investimentos privados para completar o trabalho que é feito pelo governo. “Precisamos de investimentos privados para qualificar as destinações turísticas”, afirmou. Fábio Mota utilizou como ilustração o investimento de R$ 100 milhões realizado pelo MTur para ligar a cidade de Bonito à Serra da Bodoquena, no Pantanal Matogrossense. “Temos que encarar essa deficiência, estamos dando acesso a uma região excepcional em belezas naturais, mas que precisa de acomodação e infraestrutura para atrair mais turistas”.

Participam ainda da reunião o chefe de Gabinete da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo, representando o presidente da autarquia, Flávio Dino, e o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves. Paulo Guilherme agradeceu o apoio recebido pelo MTur para conseguir elevar a execução orçamentária da Embratur, que chegou a 82,4% em novembro. Luis Otávio também parabenizou a gestão do ministro Gastão Vieira, “que colocou o turismo na pauta do desenvolvimento econômico e social” e pela celebração, semana passada, do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo.

Primeira Edição © 2011