Fábrica faz funcionários dormirem no trabalho para acelerar presentes de Natal

09/12/2012 12:19

A- A+

Época Negócios

compartilhar:

Para atender à demanda do Natal, uma fábrica chinesa tem forçado os seus funcionários a trabalhar longas horas e a dormir no próprio local de trabalho, entre pilhas de brinquedos, informou uma reportagem do jornal britânico Daily Mail. A China é responsável por fazer 75% dos brinquedos de todo o mundo, como os famosos personagens Mickey Mouse e Bob Esponja.

A KYE Systems é uma das muitas fábricas chinesas acusadas de violar os direitos humanos. Dentre elas também está a Foxconn, responsável por montar os produtos da Apple, como o iPhone e o iPad. Um relatório publicado no início deste ano pela Associação de Justiça Trabalhista (FLA, na sigla em inglês) mostrou que os funcionários da fábrica são submetidos a trabalhar por longas jornadas sem descanso, o que levou a empresa a registrar uma série de suicídios.

O presidente da Foxconn, Terry Gou, já havia dado indícios de que as acusações dos funcionários podem ser verdadeiras. "A Foxconn tem uma força de trabalho de mais de 1 milhões de pessoas em todo o mundo. Seres humanos também são animais, e gerenciar 1 milhão de animais me dá dores de cabeça", disse 

Nessas fábricas, os funcionários muitas vezes são impedidos de falar ou ouvir música, e não têm horário nem para usar o banheiro, segundo informações do Comitê Nacional do Trabalho (NLC, na sigla em inglês).

Primeira Edição © 2011