GVAM realiza III Cãominhada em Maceió

"Vamos comemorar as conquistas e tentativas do ano de 2012 para causa animal", afirmou a coordenadora do GVAM e organizadora do evento

18/10/2012 07:06

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

No próximo sábado (20), a orla marítima de Maceió vai receber a III Cãominhada realizada pela ONG Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM) e toda a população está convidada a participar desse grande evento.

“O ano de 2012 foi muito importante para a causa animal e a Cãominhada vem para divulgar as grandes realizações, e mesmo as tentativas, que favoreceram o crescimento da causa para o bem estar dos animais”, explicou a coordenadora do GVAM, Luceli Mergulhão, uma das idealizadoras do evento.

De acordo com a voluntária, com esse intuito de divulgar os ganhos da causa neste ano de 2012, a Cãominhada terá também uma causa política e mesmo seu lado negro ao continuar mostrando e combatendo a crueldade animal.

Jessica Pacheco/Arquivo“Em 2012, as mobilizações em prol dos animais ganhou mais notoriedade. Começou em janeiro com a mobilização nacional que reuniu mais de 100 mil pessoas pedindo pelo fim da crueldade contra esses animais”, explicou. “Nesse ano eleitoral, tivemos vários candidatos envolvidos com a causa animal, em Recife, por exemplo, um defensor da causa animal foi eleito vereador só com os votos da comunidade ‘animalesca’ e esse não foi o único casos, outras cidades brasileiras tiveram candidatos voltados para o bem estar dos animais, isso também vai ser comemorado na Cãominhada”, detalhou Luceli.

A coordenadora do GVAM ainda citou os compromissos firmados ‘de palavras e na caneta’ do novo Código Penal que deve entrar em vigor já no próximo ano com leis mais severas para quem maltrata os animais.

“Tudo isso vamos comemorar na cãominhada. O evento não será apenas um evento de alegria e brincadeiras, mas terá também seu caráter político”, finalizou Luceli.

O EVENTO

Segundo Luceli, a III Cãominhada terá concentração no Alagoinhas e sairá em direção ao Sete Coqueiros, na Pajuçara, às 16 horas. Durante todo o percurso, os participantes serão acompanhados por um trio com músicas do DJ Diego.

Além da animação do DJ, a II Cãominhada vai contar com a participação da médica veterinária Rafaela Pastl e da equipe do plao de saúde animal, Pet Saúde.

“A Dra. Rafaela que já vem nos ajudando muito, vai participar da Cãominhada, juntamente com o pessoal do Pet Saúde, realizando a microchipagem dos animais para quem quiser o comporto e a garantia da identificação do seu animalzinho e até por questão de saúde”, explicou a voluntária.

Jessica Pacheco/GVAMO microchip é usado pelos veterinários e o plano de saúde para a identificação do animal e para a manutenção de sua ficha médica, o que facilita em caso de desaparecimento ou até mesmo de doenças. Quem quiser microchipar seu animal deve pagar uma taxa de R$30 e metade do apurado será destinado ao trabalho voluntário do GVAM.

Além disso, algumas lojas de rações estarão distribuindo petiscos para os animais e voluntários do GVAM estarão com uma barraquinha de lanches, onde o dinheiro arrecado será destinado aos animais ajudados pelo GVAM.

RECOMENDAÇÕES

O evento é destinado aos animais e aos donos, mas para evitar transtornos a coordenadora do GVAM, faz algumas recomendações, principalmente para animais de grande porte.

  • Animais de grande porte tem que ir rigorosamente com todo material de segurança, mesmo se for manso, como coleira, focinehira, peitoral, etc;
  • Recomenda-se também que os proprietários levem água para os seus animais;
  • Durante o evento, o GVAM pede que os donos não soltem os seus animais, mesmo os de grande porte para evitar fugas, desaparecimento, ou atrito entre os animais;
  • Para evitar desaparecimento também, é recomendável usar coleira com identificação.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011