Longe de Barça e Real, Corinthians e Fla fazem clássico enfraquecido entre gigantes brasileiros

10/10/2012 06:50

A- A+

ESPN Estadão

compartilhar:

O mundo parou no último domingo para assistir a Barcelona x Real Madrid, gigantes que monopolizam a preferência dos torcedores no futebol espanhol. A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro também poderia ser engrandecida por um jogo que vai reunir aqueles que são, disparado, os clubes mais populares do país: Corinthians e Flamengo, cinco e seis vezes campeões brasileiros cada um. Mas o duelo das 21h50 desta quarta-feira, no Pacaembu, está longe de ter o prestígio de um Real e Barça.

“É um jogo que movimenta pelo menos 60 milhões de torcedores. Mesmo não brigando por título, acredito que seja o maior Ibope da TV. A repercussão é muito grande”, defende o corintiano Paulo André.

Mas o próprio zagueiro admite. “Pelo momento que vivem as duas equipes não é o jogo que chama mais atenção nessa rodada. E no Brasil não tem como ter um Barcelona x Real Madrid. Temos 10 ou 12 times muito grandes que brigam pelo título todo ano, e a receita que Corinthians e Flamengo ganham não é tão discrepante como de Real e Barça. É impossível que isso aconteça no Brasil.”

Uma série de fatores faz com que esse Corinthians e Flamengo seja muito menos atraente do que o clássico espanhol do último final de semana. Além de nenhum dos dois times ter grandes objetivos no Brasileirão - os paulistas já estão classificados para a próxima Copa Libertadores, e os cariocas têm remotas chances de ir para o torneio sul-americano ou de serem rebaixados -, não haverá nenhum Messi ou Cristiano Ronaldo em campo.

Pelo contrário. Alguns dos destaques que poderiam colorir o duelo do Pacaembu estarão ausentes. É o caso no Corinthians de Paulinho, do argentino Martinez e do peruano Guerrero, a serviço de suas seleções e de Danilo e Jorge Henrique, machucados. Emerson, que poderia reencontrar o time pelo qual foi campeão brasileiro em 2009, depende de liberação do STJD para entrar em campo.

A maior dessas estrelas, Adriano, também poderia rever os ex-companheiros corintianos. Mas a estrela do Imperador anda para lá de apagada. Em xeque depois de faltar ao terceiro treino desde o retorno à Gávea, o atacante luta para recuperar o prestígio no clube. Porém, fora de forma, ainda está longe da reestreia.

Liedson, outro que participou do troca-troca entre Corinthians e Flamengo, deve ficar no banco de reservas. Dessa forma, os holofotes estarão virados para Vágner Love, destaque flamenguista na competição. “É um ataque de peso. O Liedson conhece todo mundo aqui, é um jogador de área. Não tem a mesma mobilidade de antes, mas o Love compensa isso pra ele”, diz Paulo André.

Love deve ser o único atacante do Flamengo, que pode ser escalado pelo técnico Dorival Júnior com cinco homens no meio-campo: Amaral, Ibson, Renato Abreu, Léo Moura e Cléber Santana. “O Dorival pediu que eu e o Léo Moura, que estamos fazendo a mesma função, tenhamos uma boa movimentação. Podemos começar com três volantes, com o Amaral mais fixo e o Ibson e o Renato Abreu, que encostam para quando atacarmos a equipe do Corinthians possamos estar com quatro, cinco jogadores na frente”, explica Cléber Santana.

O problema do Corinthians é no ataque. O técnico Tite, que já não tinha poucos desfalques no setor, no treino de véspera da partida perdeu Danilo, que poderia ser improvisado na frente, mas sentiu lesão na parte posterior da coxa esquerda. A esperança é que Emerson seja liberado pela Justiça, ainda nesta quarta e possa jogar. Caso contrário, Adilson deve formar a dupla de ataque com Romarinho.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS X FLAMENGO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 10 de outubro de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Assistentes: Tatiane Jacques de Freitas (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson e Douglas; Romarinho e Adilson (Emerson)
Técnico: Tite

FLAMENGO: Felipe; Wellington Silva, Renato Santos, Welinton e Magal; Amaral, Ibson, Renato Abreu, Léo Moura e Cléber Santana; Vagner Love.
Técnico: Dorival Jr.

Primeira Edição © 2011