Falcão garante presença na Copa

Astro do futsal está confiante com a recuperação da lesão na virilha direita

10/10/2012 06:56

A- A+

Band

compartilhar:

A convocação da seleção brasileira de futsal para a Copa do Mundo da Tailândia deixou a vaga de Falcão em aberto, pois o craque ainda se recupera de uma lesão no músculo adutor da virilha direita. O problema o tirou de alguns jogos da Liga Futsal e do Circuito Sul-Americano. No entanto, em entrevista ao Portal da Band, o jogador se declarou confiante com a recuperação da contusão e não a vê como um obstáculo para a convocação.

“Pela minha experiência, eu estou bem confiante. Tanto a experiência deles (CBFS) de já saberem o que eu tenho e a minha também, se tivesse algum problema eles nem me colocariam na relação”, concluiu.

Para garantir a vaga na Seleção, Falcão passará por uma ressonância magnética na próxima segunda-feira. “Eu estou bem tranquilo, tenho certeza que na segunda-feira o exame não vai apontar nenhum problema”, afirmou.

Incomodozinho

Mesmo confiante, o craque admitiu que ainda sente um ‘incomodozinho’ no local machucado, o que pode comprometer em parte o seu desempenho durante a Copa deste ano. “Claro que isso me tira de alguns treinos, e de uma situação de estar no mesmo ritmo dos outros. Se eu chegar no Japão treinando com o pessoal eu vou ter dez dias para treinar. Dez dias para mim é o suficiente para estar 100%”, previu.

O ala foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo pela Fifa em 2004, 2008 e 2011 e já marcou mais de 300 gols com a camisa verde e amarela. Fora isso, ele foi fundamental para Orlândia, clube em que joga atualmente, na conquista do título da Liga Futsal deste ano. Por isso, a mera hipótese de Falcão não participar do torneio da Fifa deve preocupar bastante o técnico da Seleção, Marcos Sorato.

Caso o craque não se recupere, o treinador conta com os experientes Vinicius, também do Orlândia, e Gabriel, do Barcelona (ESP). Os dois jogadores, junto com Falcão, foram campeões da Copa de 2008. “Com certeza quem estiver ali vai dar conta do recado. São os mesmos três que jogaram no Mundial de 2008. A qualidade dos dois é indiscutível”, disse.

Análise dos grupos

O Brasil disputará uma vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo com Portugal, Japão e Líbia, pelo Grupo C do torneio. Falcão já fez as suas apostas para os favoritos ao título e é, óbvio, que colocou o Brasil no topo da lista. No entanto, reconheceu a dificuldade em enfrentar algumas equipes, como a da Líbia e a da Espanha, campeã em 2004.

“Eu acredito que passe nós e Portugal no Grupo C. O Japão vai dar bastante trabalho e a Líbia principalmente. Nós enfrentamos eles (Líbia) três vezes, e em nenhuma das partidas nós vencemos com mais de dois gols de diferença. É só falar Líbia que as pessoas pensam que vai ser mamão com açúcar, mas vai ser difícil. Já o maior adversário será com certeza a Espanha”, considerou.

Aposentadoria

A Copa do Mundo deste ano deve ser bastante especial para Falcão, já que pode ser a última da sua carreira. O atleta, de 35 anos, se mostrou otimista ao anunciar a possibilidade de abandonar as quadras só em 2016, principalmente, por conta das facilidades proporcionadas pelo futebol de salão.

"O nosso esporte ajuda em alguns momentos. A regra ajuda na longevidade, hoje o futsal você sai, descansa e volta, diferente do futebol que quando você não aguenta mais jogar 90 minutos você já não serve mais e nenhum time te quer. Eu sou um jogador que me cuido e acredito que mais uns três, quatro anos eu consiga jogar. É o meu planejamento de vida”, finalizou.

Primeira Edição © 2011