Academias de Saúde estimulam prática de atividades físicas e evitam problemas cardiovasculares

26/09/2012 09:52

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Os especialistas alertam que o estresse, a alimentação inadequada, a falta de tempo e disposição, aliadas as facilidades do mundo moderno, induzem a um elevado grau de sedentarismo e ao desinteresse pela prática de exercícios físicos, o que compromete a saúde e o bem estar. Com o propósito de manter o organismo saudável e prepará-lo para enfrentar a terceira idade com qualidade de vida, prevenindo assim uma série de doenças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desenvolve o Programa Academias de Saúde, para estimular a prática de exercícios físicos.

O programa representa mais uma iniciativa da política de Promoção à Saúde, que tem como foco a prevenção de doenças, por representar uma ação mais barata e eficaz, se comparada à saúde curativa, segundo apontam especialistas. As Academias de Saúde foram criadas com base nas pesquisas realizadas nos últimos anos, quando o mundo inteiro despertou para a necessidade de apostar na prática de exercícios físicos.

Isso porque, essas atividades diárias podem, segundo o educador físico da Sesau, Sidney Arruda, evitar determinadas doenças, como hipertensão e diabetes. De acordo com ele, que abordou o tema durante o II Congresso Alagoano Interdisciplinar, essa preocupação é recente, porque no passado não havia a conscientização da importância da atividade física e, o plano diretor das cidades, durante décadas passadas, não previa espaços destinados à prática de exercícios físicos.

“Atualmente, com a mudança de conceito que ocorreu em todos os países, os gestores públicos e a própria sociedade passaram a se preocupar com a necessidade da atividade física, não apenas como fator que pode atuar esteticamente, mas, como ação fundamental para manter a saúde”, afirmou Sidney Arruda. O educador físico disse, ainda, que o corpo humano necessita de movimento. “Uma prova é que as máquinas foram construídas com base na estrutura física humana, comprovando que o corpo necessita se movimentar”, ressaltou.

Exemplo - E o programa já começa a apresentar resultados positivos, com a melhoria da qualidade de vida de seus participantes, a exemplo da redução da taxa de diabetes e do nível da pressão arterial. Um desses exemplos é Colônia Leopoldina, que possui um Núcleo de Promoção a Saúde, atendendo desde crianças a adultos. A psicóloga Queliene Paiva, que atua na unidade, destaca que foi criado um espaço público para que a população venha a praticar exercícios físicos, onde todos são acompanhados por profissionais.

“Como nosso foco é estimular a prática de exercícios desde os primeiros anos de vida, estamos estendendo este projeto para as escolas, por meio do Programa Saúde na Escola”, informou Queline Paiva. Atualmente, segundo a Sesau, 41 dos 102 municípios alagoanos possuem Academias de Saúde, com equipe multiprofissional, habilitada a atender todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o educador físico, Sidney Arruda, antes de decidir por uma atividade, é essencial o acompanhamento de um profissional, a exemplo de um médico, nutricionista e professor de educação física, para traçar um plano de atividade. “Mas a mudança de hábitos é fundamental para quem está em busca de qualidade de vida e, passa também por uma readequação alimentar”, orienta.

Primeira Edição © 2011