Ratinho Junior e Luciano Ducci dividem liderança em Curitiba, diz Datafolha

29/08/2012 15:31

A- A+

Folha Online

compartilhar:

Os candidatos à Prefeitura de Curitiba Ratinho Junior (PSC) e Luciano Ducci (PSB) tomaram a dianteira das intenções de voto na cidade e dividem a liderança da última pesquisa Datafolha, realizada em parceria com a RPC TV e divulgada nesta quarta-feira (29).

De acordo com o levantamento, Ratinho e Ducci têm 27% das intenções de voto. Já Gustavo Fruet (PDT) -que, na última pesquisa do instituto, dividia, em empate técnico, a liderança com os outros dois candidatos- oscilou negativamente (tinha 23%) e agora tem 20%.

O quarto colocado, Rafael Greca (PMDB), que tinha 10% das intenções de voto na pesquisa passada, hoje aparece com 8%.

Bruno Meirinho (PSOL) e Carlos Moraes (PRTB) alcançaram 1% das intenções de voto cada. Os demais candidatos não pontuaram.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

HISTÓRICO

A pesquisa Datafolha já mostra o efeito do horário eleitoral gratuito, que começou na semana passada.

No final de julho, os três principais candidatos estavam empatados tecnicamente, segundo o Datafolha: Ratinho Junior tinha 27% das intenções de voto; Ducci, 23%; e Fruet, 23%.

Desde então, o candidato que mais cresceu foi Ducci, que subiu quatro pontos percentuais.

Atual prefeito, Ducci continua apostando na força do governador Beto Richa (PSDB), ex-prefeito de Curitiba, como seu principal cabo eleitoral. O governador, que teve aprovação recorde como prefeito, apareceu em todos os programas do candidato até agora, que tem o maior tempo de TV: são 10min45s.

Ducci também é impulsionado pela campanha mais rica: até agora, segundo a prestação parcial de contas, o atual prefeito arrecadou R$ 2,4 milhões.

Já Ratinho Junior, que desfruta da popularidade do pai, o apresentador de TV Ratinho, entre o eleitorado mais pobre, cresce na tangente, longe da polarização política entre Ducci e Fruet, apoiados pelas maiores forças políticas do Estado -Ducci pelo PSDB; Fruet, pelo PT.

Deputado federal, o candidato do PSC gosta de afirmar que é independente, não-apadrinhado e que irá "construir pontes de união entre pessoas de bem", destacando seu bom relacionamento tanto com Richa quanto com Dilma.

Na periferia, o candidato usa recursos como bonecos de rato gigantes e orelhas de Mickey, mas, no horário eleitoral, procura se aproximar da classe média e já discursou sobre a "falta de preconceitos" dos curitibanos e de como irá governar "com a ajuda da sua equipe".

REJEIÇÃO

Entre os três principais postulantes à Prefeitura de Curitiba, o mais rejeitado é Ducci: 21% dos eleitores entrevistados pelo Datafolha responderam que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito.

Em seguida, aparecem Ratinho Junior, com 18% de rejeição, e Gustavo Fruet, com 10%.

O recorde de rejeição, contudo, ainda pertence ao candidato Rafael Greca: 28% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

O Datafolha consultou 832 eleitores de Curitiba, entre terça (28) e quarta-feira (29). A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número PR-00085/2012.

Primeira Edição © 2011