Obras em Belo Monte são retomadas após decisão do STF

29/08/2012 06:15

A- A+

Yahoo

compartilhar:

Os operários das obras da hidrelétrica de Belo Monte voltaram ao serviço nesta terça-feira depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou a retomada dos trabalhos.

De acordo com um comunicado da empresa Norte Energia, encarregada do projeto, foram retomados os investimentos de R$ 3 bilhões previstos em programas do Projeto Básico Ambiental e do Projeto Básico Ambiental para o Componente Indígena, bem como o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu.

A obra estava parada desde a última quinta-feira, por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Na noite da última segunda, o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, deu liminar autorizando a retomada das obras.

Quando ordenou a suspensão da obras, o Tribunal considerou que haviam sido registradas irregularidades em dois períodos do processo da polêmica hidrelétrica.

Belo Monte, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo quando estiver operacional, começou a ser construída em março do ano passado na cidade de Altamira, no Pará.

O projeto, que alcançará o máximo de 11.233 megawatts de geração elétrica nas épocas de cheia do rio Xingu, é criticado por tribos indígenas e movimentos ecologistas, que alegam que a obra terá um impacto irreversível na Amazônia.

A Advocacia Geral da União (AGU) aplaudiu a decisão do Supremo por considerar que evita um dano "irreparável no patrimônio público, na ordem administrativa, na ordem econômica e na política energética brasileira". 

Primeira Edição © 2011