'Prefeitáveis' se comprometem com agenda socioambiental em Maceió e não poupam críticas a atual gestão municipal

Críticas foram feitas no lançamento da agenda socioambiental, que sugere posicionamento e criação de políticas públicas

28/08/2012 14:35

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Os candidatos às Eleições 2012 em Maceió conheceram, nesta terça-feira (28), a nova agenda socioambiental 2012 e foram convidados a ‘abraçar’ a causa verde. De iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, a ‘Plataforma Ambiental’, que está sendo lançada em todo o país, trata de sugestões e obrigações da gestão municipal com o Meio Ambiente de sua cidade.

A ‘Plataforma Ambiental’ foi apresentado pelo diretor de relações públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani. Para o ambientalista, a ferramenta é uma forma de engajar a população e a gestão pública para a questão ambiental, pois o documento sugere que os candidatos se posicionem para garantir que o componente ambiental seja levado em consideração em todas as áreas de políticas públicas, construindo uma economia para o país que tenha o socioambiental como premissa.

Veja Mais:
 

Jessica Pacheco

Segundo Mantovani, todos os candidatos à prefeitura de Maceió foram convidados a participar do evento e firmar compromisso, mas apenas cinco — Rui Palmeira (PSDB), Alexandre Fleming (PSOL), Nadja Baía (PPS), Coronel Ivon (vice de Galba Novaes - PRB) — se fizeram presentes e assinaram o termo de compromisso com a agenda socioambiental 2012. Todos afirmaram entender a importância de tal ferramenta e se comprometeram com a causa. Também, em comum, os candidatos ‘culparam’a atual gestão municipal de Maceió pelo ‘caos’nas questões ambientais em Maceió.

“Vamos fazer com que esse processo eleitoral abrace essa causa ambiental. Meu compromisso já está assinado e entrego aqui nas mãos do Mario [Mantovani]”, disse o candidato Alexandre Fleming.

Para o candidato do PSOL, que não poupou críticas ao prefeito Cícero Almeida, as questões socioambientais não foram levadas a sério pela atual gestão municipal.

Jessica Pacheco

“Nós temos um prefeito que era o primeiro a não respeitar a nossa natureza. Um prefeito que teve a capacidade de atolar a sua picape em uma praia em área de proteção ambiental [APA] e nem teve a humildade de vir a público se explicar, pedir desculpas”, disse Fleming.

Nadja Baía, candidata à prefeitura de Maceió pelo PPS, também assinou seu termo de compromisso com a Plataforma Ambiental e afirmou que a sua gestão em Maceió, caso seja eleita, será comprometida com o meio ambiente. Para ela, Maceió já conta com uma legislação ambiental satisfatória, mas que não é levada a sério pela atual gestão municipal.

“Maceió tem sido considerada pior em tudo, e na questão ambiental não foi diferente. A cidade não tem árvores, não há cobertura vegetal”, lamentou a candidata. “E, afirmo, não é por ausência de uma legislação ambiental, pois ela existe, o que falta é comprometimento da gestão pública”, disse Nadja, também criticando a política ambiental de Almeida.

O saneamento de Maceió foi o foco do candidato do PSDB, Rui Palmeira. Segundo o candidato, é assustador saber que apenas 30% da cidade de Maceió conta com o serviço de saneamento. Para ele, isso se deve a ‘inanição’ do atual gestor.

“Maceió que é conhecida por suas ‘águas’ joga, atualmente, 70% do nosso esgoto nos nossos mananciais e isso é responsabilidade da gestão municipal. Maceió poderia estar recebendo um grande investimento para o saneamento básico por parte do governo federal, mas por inanição do prefeito, a cidade ficou fora desse grande investimento”, afirmou o candidato Tucano. “Maceió precisa urgentemente de saneamento, por questão de saúde, pela questão ambiental e pelo turismo”, finalizou.

Representando o candidato Galba Novaes do PRB, seu vice, o Coronel Ivon esteve presente a apresentação da Plataforma Ambiental e garantiu o comprometimento de seu candidato para com a agenda socioambiental 2012. Segundo ele, Galba Novaes já tem ‘projetos profundos para o Meio Ambiente de Maceió’.

Além desses, estiveram presentes alguns candidatos à vaga na Câmara dos Vereadores, além de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de ONG’s ambientais, entre outros.

Os candidatos Ronaldo Lessa, Rosinha da Adefal e Sergio Cabral não compareceram ao evento.

Para conhecer mais sobre a Plataforma Ambiental basta acessar o site da Fundação SOS Mata Atlântica. Para fazer o download do documento clique aqui

Primeira Edição © 2011