Alagoas registra mais dois casos de pinguins encalhados nas praias do Estado

Um foi encontrado morto na praia de Cruz das Almas, em Maceió, e outro ainda com vida na praia de Coruripe/AL. Animal está no Ibama

24/08/2012 05:39

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Os casos de encalhes de animais marinhos nas praias de Alagoas tem se diversificado, depois das dezenas de tartarugas, alguns golfinhos e até lobos marinhos, desde julho último é comum casos de pingüins encalhados nas praias do Estado.

Nesta quinta-feira (23), a população acionou o Instituto Biota depois que um pingüim foi encontrado morto na praia da Cruz das Almas, litoral norte de Maceió.

Ontem também outro pingüim foi encontrado ainda com vida encalhado na praia de Coruripe, distante 85 km de Maceió, litoral sul de Alagoas.

Segundo a assessoria do Ibama, o animal foi resgatado pela guarda ambiental de Coruripe. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) esteve no local, recolheu o animal e o encaminhou ao Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) no Ibama/AL em Maceió.

ASCOM IBAMA

Segundo o diretor executivo do Instituto Biota, o biólogo Bruno Stefanis, com esses dois registros, já se contabiliza o sexto caso de pingüim nas praias do Estado desde julho deste ano.

Segundo o veterinário do Cetas – Ibama/AL, Marius Belluci, a vinda desses animais, provenientes de clima frio, se dá graças ao fenômeno ‘EL Niño’ que antecipa o inverso e faz com que esses animais, ainda jovens e vulneráveis, entrem antes do tempo no mar para encontrar alimento.

Para Belluci, esses pinguins encontrados em Alagoas devem ter seguido algum cardume e se perdido do bando, chegando ao litoral alagoano desnutrido e, por isso, alguns não resistiram e morreram.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011