COREN-AL e OCB-AL unem forças em prol da Enfermagem

15/08/2012 13:24

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL) participou ontem (14.08.12) de uma reunião com membros da Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (OCB-AL) e com representantes das cooperativas de Enfermagem existentes no estado. A reunião, que serviu para estreitar a aproximação entre as cooperativas de Enfermagem e o COREN-AL, discutiu temas básicos sobre o que é o cooperativismo, qual a importância do cooperativismo para o mercado profissional, e principalmente sobre os requisitos legais de funcionamento de uma cooperativa.

Na ocasião, o COREN-AL e a OCB-AL se mostraram à disposição para esclarecer e orientar as cooperativas em todas as questões que lhes forem pertinentes, buscando, assim, auxiliar os profissionais a terem êxito em seus empreendimentos, qualificando e praticando a boa Enfermagem. Ao final da reunião, ficou acertado que o Regional e a organização das cooperativas irão celebrar um termo de cooperação, firmando o compromisso de unirem esforços para qualificar profissionais cooperados, fiscalizar as atividades dessas cooperativas, buscando garantir serviços de qualidade para a população.

A enfermeira fiscal do COREN-AL, Alessandra Bezzi, e a assessora jurídica do Regional, Elizandra Benjoíno, falaram sobre a obrigatoriedade das cooperativas – cujo principal serviço oferecido seja o de Enfermagem – serem registradas no COREN-AL, bem como da obrigatoriedade de se haver um enfermeiro responsável técnico registrado no COREN-AL. Foi explicado também sobre toda documentação necessária para os trâmites de inscrição, oportunidade na qual foram esclarecidas dúvidas dos profissionais das cooperativas presentes.

A Presidente do COREN-AL, Lúcia Leite, reafirmou a importância da parceria entre COREN-AL, OCB-AL e cooperativas de Enfermagem. “Nós temos uma população crescente e, cada vez mais, os serviços de Enfermagem serão necessários. Há espaço para todos no mercado, as cooperativas desempenham um papel importante na assistência. O que nós temos de nos preocupar é com a qualidade dos serviços que estamos oferecendo a essa população”, lembrou Lúcia. “Nós estamos felizes pelo convite para participar da reunião, não deixaríamos de atendê-lo. É uma ótima oportunidade de nos unirmos para fortalecer a nossa profissão, também nas demais lutas da Enfermagem”, completou a presidente.

Outro encontro entre as entidades e cooperativas deve acontecer no próximo mês, já com o termo de cooperação assinado, unindo forças em prol da Enfermagem.

Primeira Edição © 2011