Santa Casa fecha maternidade do SUS e prepara hospital oncológico

Hospital Nossa Senhora da Guia vai passar para adequações para atendimento de pacientes com câncer

13/08/2012 10:05

A- A+

Redação

compartilhar:

O prédio onde funcionava a maternidade Nossa Senhora da Guia, da Santa Casa de Misericórdia de Maceió (SCMM), desde junho de 2009, no bairro Poço, deve se transformar nos próximos dias em uma unidade de internação para pacientes oncológicos. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 13, pelo provedor Humberto Gomes de Melo em entrevista ao Primeira Edição.

Segundo o provedor, a Santa Casa de Maceió já é líder no tratamento de pacientes com câncer e vai ampliar a assistência assim que os gestores responderem a proposta e a mudança for de fato, efetivada. “Vamos mudar o direcionamento do Hospital Nossa Senhora da Guia. Isso aconteceu depois de um diálogo com os gestores municipal e estadual e agora estamos apenas aguardando uma resposta. Vamos fazer algumas adequações, claro, mas tudo para prestar assistência aos pacientes oncológicos”, contou.

Sobre o impacto do fechamento da maternidade na saúde pública da capital, o provedor disse ao Primeira Edição que Alagoas já tem leitos suficientes para atender a demanda de parturientes. Ele citou números e contou que o Estado já confirmou a reforma da Maternidade Escola Santa Mônica. “O Estado já tem a verba para a ampliação da Santa Mônica. Serão construídos mais cem leitos”, falou lembrando que há um mês, somente em Maceió, duas outras unidades hospitalares abriram as portas para o SUS. “A maternidade do Alerta Médico foi credenciada ao SUS e a Paulo Neto foi reaberta. Sem contar com o Hospital do Açúcar que se comprometeu a fazer 370 partos por mês”, revelou.

Humberto Gomes explica que a iniciativa de expandir o atendimento oncológico surgiu por causa da alta demanda. Segundo o provedor, atualmente 99 pacientes estão na fila para internação oncológica. Destes, pelo menos 40 precisam fazer quimioterapia internados. Os outros casos são intercorrências clínicas devido ao agravamento ou complicações da doença.

Ainda conforme o provedor, o Hospital Nossa Senhora da Guia possui 79 leitos, sendo que deste total, dez são destinados a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). “Esses leitos serão adequados ao tratamento de pacientes oncológicos. Vamos inclusive ver a possibilidade de uma UTI”, afirmou.

Para atender a nova diretriz do Hospital, Humberto Gomes diz que vai precisar contratar médicos plantonistas. “Vamos contratar médicos que podem ser clínicos para o plantão e a nossa equipe de oncologistas será a mesma. O tratamento de quimioterapia externa vai continuar da mesma forma. A radioterapia também vai continuar no mesmo local. Os três médicos e sua equipe também vão permanecer”, informou o provedor da SCMM.

Em Alagoas, a maior parte dos casos são tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tanto na Santa Casa quanto nos outros hospitais que recebem pacientes oncológicos. Em 2011, somente na área de quimioterapia a instituição realizou quase 69% das aplicações de quimioterapia. Foram 15.253 sessões em pacientes. Em seguida, aparecem o Hospital Universitário com 3.462 aplicações; Hospital Afra Barbosa, da cidade de Arapiraca com 3.228 aplicações; e o Hospital do Açúcar com 288 aplicações.

Estimativa de Câncer em 2012

O Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), do Ministério da Saúde, na publicação Estimativa 2012 - Incidência de Câncer no Brasil, 520 mil casos novos da doença devem aparecer neste ano. Em Alagoas, cerca de quatro mil casos são previstos.

O estudo aponta que sete novas localizações de câncer entraram no ranking dos tumores mais frequentes do país. Entre o sexo masculino o câncer de próstata permanecerá como o mais comum, seguido pelo de pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, laringe e bexiga. Já nas mulheres, a glândula tireoide, de modo inédito, aparece no quinto lugar geral, atrás do câncer de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto. Na seqüência, vêm os tumores de pulmão, estômago e ovário.

Primeira Edição © 2011