Alagoanos procuram reposição hormonal após os 40 anos

A partir de uma certa idade hormônios sexuais masculinos diminuem e com isso alguns homens sentem a diferença, disse urologista

13/08/2012 11:19

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Depois dos 40 anos, não só a mulheres sofrem com o avanço da idade. Uma pequena parcela entre os homens também passa por transformações hormonais que influenciam no seu cotidiano e na sua saúde, a chamada andropausa.

O urologista Francisco Disnaldo explicou que em seu consultório houve um aumento significativo nos pacientes que procuram a reposição hormonal. “A partir dos 40 anos os hormônios sexuais masculinos diminuem e com isso alguns homens sentem a diferença”, explicou.

Entre os sintomas estão o desânimo, falta de concentração, perda de pelos, ganho de peso à custa de gordura, diminuição de massa e força muscular e perda de desejo. O médico explicou que, diferente da mulher, a queda hormonal masculina acontece de forma gradativa, quando o processo é acelerado está ocorrendo uma anormalidade. “Diante dessa condição, o paciente precisa ir ao médico para realizar a reposição”, disse Disnaldo.

Segundo o urologista, o paciente passa por um exame onde é feita uma contagem dos hormônios, comprovada a diminuição, o paciente começa o tratamento. “De forma individual, a terapia deve ser prescrita por um profissional da área, que avaliará o estado psicoemocional do paciente e fará um estudo pormenorizado de exames laboratoriais” e completou “dependendo de cada caso, pode durar entre 3 a 6 meses”.
 

Primeira Edição © 2011