Em comemoração ao Dia dos Pais, Hemoal homenageia 30 pais doadores de sangue

Cada um deles recebeu uma camisa exaltando a importância do voluntariado

10/08/2012 14:10

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) homenageou 30 pais que compareceram a instituição nesta sexta-feira (10) e realizaram sua doação de sangue. Eles receberam uma camisa em comemoração ao Dia dos Pais, que será celebrado no próximo domingo (12).

A ação representou mais uma iniciativa do Hemoal para estimular a doação voluntária de sangue, cujo gesto pode doar até quatro vidas. Isso porque, menos de 2% da população alagoana com idade entre 16 e 67 anos tem o hábito de doar sangue frequentemente, o que obriga a instituição a investir em campanhas para garantir o atendimento de urgência e emergência nos hospitais, maternidades e pronto socorros alagoanos.

Entre os pais que compareceram ao Hemoal nesta sexta-feira, estava o estoquista Ricardo Freitas, que é doador voluntário há seis anos. Pai de um filho, ele revelou que se tornou um doador voluntário depois que um amigo necessitou de uma transfusão.

“Fiz minha primeira doação sem ter a consciência da importância deste gesto. Depois de salvar meu amigo entendi o quanto doar sangue pode significar o tudo ou nada para quem precisa de uma transfusão”, relembrou.

Ele ressaltou que a partir de então frequenta o Hemoal regularmente, por entender que todos estão suscetíveis a necessitar de sangue. “Além de ajudar àqueles que não conheço, também posso ajudar um amigo e familiar ou até salvar a minha própria vida, pois não sabemos quando viremos a necessitar de uma transfusão”, enfatizou Ricardo Freitas, após ser homenageado com uma camisa.

Quem pode ser doador – O candidato à doação de sangue deve ter entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Para as gestantes e lactantes não é permitida a doação. Caso desejem repetir o procedimento, é estipulado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

As doações também podem ser realizadas nos postos fixos localizados na capital de Alagoas e no interior. No Hemoal Trapiche, as doações podem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h.

No caso dos voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão, que está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Primeira Edição © 2011