Campanha Nacional de Multivacinação tem início no próximo dia 18

Ação é voltada para crianças menores de cinco anos e pretende aumentar a cobertura vacinal nas cidades; lançamento acontece no dia 18, em todo o país

10/08/2012 13:47

A- A+

Ascom - Sesau

compartilhar:

Para diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal das crianças menores de cinco anos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) adere à Campanha Nacional de Multivacinação. O dia de mobilização nacional acontece no sábado (18), em todo o país, e a campanha prossegue até o dia 24, com a oferta das vacinas do calendário de imunização da criança.

A proposta da campanha é que os pais levem as crianças menores de cinco anos a um posto de vacinação para que o cartão de vacina seja avaliado e o esquema vacinal, atualizado. “A finalidade é garantir o resultado positivo dessa ação, que é a atualização de cadastro vacinal” explicou a gerente estadual do Programa de Imunizações, Denise Castro, enfatizando a importância do comprometimento dos pais e dos profissionais envolvidos.

“Com essa avaliação, a campanha visa aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada; melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios; manter a eliminação do sarampo e da poliomielite; atingir altas coberturas vacinais para o reforço das vacinas poliomielite, tríplice viral e DTP; e reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis”, apontou Denise Castro.

A coordenadora estadual informou ainda que a operacionalização da campanha vai contar com profissionais de triagem, vacinação e registro. No processo de triagem o profissional vai avaliar o esquema de vacinação em atraso. Ao vacinador cabe observar o tipo de vacina, o sítio de administração e o intervalo entre as doses. E o registrador anota a vacina, dose, lote e data em que a vacina foi administrada.

A avaliação do desempenho da campanha – que não tem meta determinada – vai contemplar a análise das coberturas vacinais e a realização do monitoramento rápido de cobertura.

Primeira Edição © 2011