Sesau realiza blitz educativa sobre acidentes de trabalho com motociclistas

Ação ocorrerá durante toda a manhã de sexta-feira, em frente à sede do Ibama

25/07/2012 08:23

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Para orientar motociclistas a evitar acidentes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar, nesta sexta-feira (27), a I Blitz Moto Amiga de Alagoas. A ação será realizada das 8h às 12h, em frente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Av. Durval de Góis Monteiro, no bairro do Tabuleiro.

A iniciativa, além de alertar os profissionais que trabalham com moto, pretende também fazer um levantamento de acidentes de trabalho entre os motociclistas.

Serão aplicados questionários em motociclistas, para detectar se existe grande incidência de acidentes de trabalho no percurso residência-trabalho e vice-versa. Isso porque, segundo o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do Hospital Geral do Estado (HGE), nos dois primeiros meses deste ano foram atendidos 655 motociclistas em decorrência de acidentes.

“Nosso objetivo é tabular estes dados para traçar uma política de prevenção de acidentes com motociclistas, porque muitos acidentes desta natureza levam à morte e podem incapacitar as vítimas”, ressalta a diretora do Cerest, Gardênia de Santana.

Ainda de acordo com ela, a data da I Blitz Moto Amiga de Alagoas foi escolhida estrategicamente, já que esta sexta-feira (27) é o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho. “E como os acidentes com motocicletas aparecem no topo do ranking de acidentes de trabalho, a Sesau pretende chamar a atenção dos motoboys, mototáxis e motofretes, já que eles são suscetíveis porque estão em permanente contato com a violência das ruas, com latrocínios e com acidentes de trânsito”, salienta.

Além da aplicação de questionários, técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Batalhão de Trânsito (BPTran), e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de (SMTT) de Maceió vão distribuir protetores de braço, camisetas, adesivos e panfletos.

Os motociclistas também serão orientados a fazer uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacete, além de terem a oportunidade de fazer testes de glicemia capilar e pressão arterial.

Primeira Edição © 2011