Saiba como aproveitar as férias sem má digestão

24/07/2012 09:50

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com a quebra da rotina ocasionada pelas férias, as pessoas tendem a deixar de lado os hábitos de uma alimentação saudável e regular, ingerindo alimentos e bebidas diferentes. É preciso ficar atento para aproveitar ao máximo o tempo livre e não deixar de se alimentar bem até os últimos dias das férias.


Nesta época do ano, as crianças entram em recesso escolar e os pais aproveitam para reunir a família e viajar. Com o clima de férias, também mudam os horários de dormir e acordar, os passeios se estendem durante o dia todo e os adultos ficam mais tempo fora de casa. Essa mudança de hábito necessita de atenção, para evitar os exageros e a ingestão de guloseimas entre as refeições, que costumam acontecer durante o período de lazer.

Sejam em viagens com pratos diferentes e típicos de determinada região, ou em casa devido aos alimentos prontos e congelados, como hambúrgueres e pizzas, as tentações são muitas. A dica é não exagerar nos alimentos com os quais o organismo não está acostumado para evitar desconfortos. É importante manter uma rotina alimentar saudável, que proporcione mais disposição e energia para aproveitar os dias de descanso.

O tempo livre também pode ser investido na prática de exercícios físicos, momentos de lazer e outras atividades que movimentam o corpo e a mente de forma saudável. Neste período, é importante se divertir com responsabilidade, saúde e boa alimentação para que a volta às aulas ocorra sem nenhum problema.

Eparema, medicamento fitoterápico do laboratório Takeda, listou algumas dicas e cuidados básicos para aproveitar ao máximo os últimos dias de férias, sem problemas com a má digestão:

  • Reforce o café da manhã, pois é a principal refeição do dia;
  • Evite “beliscar” besteiras durante o dia e priorize as refeições em horários fixos;
  • Inclua frutas entre as refeições;
  • Evite passar muitas horas sem comer durante passeios ou excursões. Leve sempre frutas, iogurtes, biscoitos integrais, bolachas de água e sal ou barras de cereais na bolsa;
  • Beba bastante água;
  • Não coma ou beba em excesso;
  • Priorize alimentos saudáveis e evite os mais gordurosos; 

Primeira Edição © 2011