Pesquisa mostra como a população percebe a segurança pública

Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre segurança pública será divulgado nesta quinta-feira, 5, em Brasília

04/07/2012 13:28

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta quinta-feira, às 14h30, o relatório a respeito da percepção da população brasileira em relação à segurança pública no Brasil, do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS). A pesquisa será divulgada por Almir de Oliveira Junior e a mediação será feita por Fábio Schiavinatto, ambos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea, na sede do Instituto em Brasília (SBS, Qd. 1, Bl. J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo).

O SIPS ouviu 3.799 pessoas, de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os participantes expressaram o grau de medo em relação a serem vítimas de assalto à mão armada, assassinato, arrombamento da residência e agressão física. Responderam sobre o grau de confiança nas instituições policiais e a respeito da atuação dessas organizações. Além disso, esta edição aborda questões inéditas no âmbito do SIPS, referentes à atratividade da carreira policial como opção profissional e à formação dos policiais.

Com perguntas direcionadas apenas a quem já passou pela experiência de um contato com a polícia, foi aferida a percepção sobre os atendimentos realizados e foram coletadas informações sobre eventuais ocorrências de problemas na interação com agentes policiais.

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Primeira Edição © 2011