Para OAB, condenação de políticos mostra AL vivendo um novo tempo

Advogado Paulo Brêda destaca decisão do Judiciário de acelerar processos relativos a improbidade administrativa

25/06/2012 04:36

A- A+

Primeira Edição

compartilhar:

Depois de anos de enervante espera, a Justiça alagoana começa a dar respostas ao antigo e justo clamor da sociedade. Semana que passou, deputados, ex-deputados e até uma ex-prefeita de Maceió foram condenados a perda de cargo público e suspensão de direitos políticos. Dentre os condenados, o deputado estadual João Beltrão e o deputado federal Artur Lira (ambos indiciados na Operação Taturana), o ex-presidente da Assembleia Legislativa Celso Luiz, e a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, atual secretária Estadual da Mulher. Além de condenados a devolver dinheiro público desviado, todos tiveram os direitos políticos suspensos por três anos. As informações são da jornalista Luciana Martins que estão na edição do Primeira Edição desta segunda-feira (25) nas bancas.

Para o presidente da Comissão de Combate à Corrupção e Impunidade (da Ordem dos Advogados do Brasil), Paulo Brêda, este é um novo tempo para Alagoas. “O andamento de processo de improbidade administrativa, a celeridade nas ações de improbidade administrativa é, sem dúvida, sinal de que estamos vivendo um tempo diferente”.

Na opinião do advogado, o andamento dessas ações é bom tanto para quem está respondendo o processo e vai ser inocentando (se for inocente) quanto para a sociedade que vai ter a condenação de quem realmente for culpado. “Essa é a questão principal, ver isso acontecendo, e tudo se deve à disposição do Judiciário alagoano ao criar uma comissão para dar atenção especial aos processos de improbidade administrativa”.

Paulo Brêda explicou que a ação de improbidade administrativa diz respeito à coletividade, uma vez, que nesse tipo de causa, o objeto envolvido, em sua grande maioria, é o dinheiro público e isso interessa a toda sociedade. “Essa atenção que o Tribunal de Justiça deu foi festejada pela sociedade toda e está começando a dar resultados”.

 

Primeira Edição © 2011