Jornalista é ameaçado e agredido durante inauguração em Pão de Açúcar

18/06/2012 11:51

A- A+

Rota do Sertão

compartilhar:

O repórter fotográfico Hector Emílio, do portal de notícias Rota do Sertão, sofreu ameaças e agressões patrocinadas por um grupo de correligionários do Prefeito Jasson Gonçalves, durante inauguração de um Telecentro Comunitário no assentamento Pacú, zona rural do município de Pão de Açúcar, onde a equipe de reportagem do portal se encontrava desempenhando as suas funções de informar ao seu público, os acontecimentos de toda a região sertaneja.

Emílio, que acompanhava a inauguração, aproximou-se do local onde funcionará o Telecentro, para cobrir o evento, procurando a presidente da Associação Comunitária para obter informações sobre o fato. Logo após, enquanto o grupo liderado pelo prefeito Jasson Gonçalves se aproximava do Telecentro, alguns dos seus integrantes se aproximaram do veículo da reportagem, proferiram ameaças e deram empurrões no repórter, que estava preparando o seu equipamento para a cobertura fotográfica. Alguns mais exaltados, diziam "é ele, vamos pegá-lo". Mesmo assim, o jornalista aproximou-se do local onde o prefeito discursava, após o corte da fita simbolica. Nesse instante, o prefeito interropeu o seu discurso para dirigir-se ao repórter com palavras agressivas, enfatizando que "não perdia o seu tempo para ler e ouvir baboseiras", referindo-se às matérias publicadas no portal de notícias Rota do Sertão criticando sua administração, além de matérias veiculadas na Rádio Paraíso FM, fechada pela Anatel, por denúncia de pessoas ligadas à atual gestão.

O repórter foi cercado por capangas do prefeito, que lhe dirigiram ameaças e lhe deram empurrões, além de ser ameaçado diretamente pelo Sr. Antonio Dantas, conhecido pela alcunha de Toinho Candinheiro, Secretário Municipal de Viação e Obras, que tentou intimidar o jornaista, colocando as mãos na cintura como se estivesse sacando uma arma, sendo contido por dois capangas, mas dizendo "deixem que ele passe, vou matá-lo".

O jornalista não se deixou intimidar e seguiu até onde se concentrava o grupo liderado pelo prefeito Jasson Gonçalves, que aos berros dizia "só preciso de 50% mais um dos eleitores para ganhar a eleição, já fiz mais obras que muitos prefeitinhos que me antecederam e até o final do meu mandato ainda vou inaugurar muitas obras".

O prefeito era acompanhado pelo seu primo, ex-Secretário de Agricultura Jorge Dantas (PSDB), pré candidato a Prefeito de Pão de Açúcar, por alguns vereadores e seguidores do seu grupo político, incluindo-se entre eles o Sargento da PM alagoana Marcelo Pauferro, segurança de Toinho Candinheiro, que também participou das agressões.

A turma que tentava agredir ao repórter fotográfico Hector Emílio, foi contida por Jairo de Deyse, esposo da vereadora Ana Deyse, que levou-o para longe do bando agressor, mas o jornalista ainda foi "encarado" pelo vice-prefeito Marcos Tavares e pelo segurança Gláucio Produções.

Hector Emílio, mostrando-se surpreso com a atitude antidemocrática e desrespeitosa de homens públicos, já está notificando o Departamento Jurídico do Portal de Notícias Rota do Sertão, providenciando a lavratura do competente Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais, devendo ainda encaminhar denúncia formal ao Ministério Público Estadual e ao Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas.

ANTECEDENTES

Antonio Dantas, conhecido pela alcunha de Toinho Candinheiro, é por demais conhecido em toda a região sertaneja, pelas arruaças e agressões praticadas contra diversas pessoas nas cidades de Batalha, São José da Tapera e Pão de Açúcar, todas localizadas no sertão alagoano.

Ainda são lembradas pela população, as agressões contra um a família olhodaguense, cujo patriarca ficou por mais de 60 (sessenta) dias acamado, contra um grupo de umbandistas que realizava um ritual às margens do rio São Francisco e contra o pré candidato a vereador Manoel Pereira (Checa), sendo que este último fato levou-o a responder processo junto à Comarca de Pão de Açúcar. Livra-se das acusações, valendo-se da influência política do irmão Jorge Dantas.

Pesam ainda sobre Toinho Candinheiro, o fato de cometer suas bravatas, arruaças e ameaçar pessoas armado com a conhecida "pistola calibre 45", acompanhado de "seguranças particulares", comandados pelo Sargento Marcelo Pauferro, que segundo informações, responde a diversos procedimentos administrativos na corporação a que pertence.

INDIGNAÇÃO

Pessoas que presenciaram as cenas de barbárie, mostraram-se indignadas com os fatos e pedem providências às autoridades locais e estaduais.
"Se as autoridades não tomarem providências, o clima da campanha em Pão de Açúcar vai esquentar", disse um popular que presenciou os fatos mas não quis identificar-se, temendo represálias.

O repórter fotográfico Hector Emílio, que já foi vítima de outras tentativas de intimidação, diz estar tranquilo quanto ao cumprimento do seu dever e que este fato não o levará a abdicar do seu direito de bem informar aos milhares de seguidores do Portal de Notícias Rota do Sertão, que vem se destacando entre os veículos de comunicação da região.

Primeira Edição © 2011