“Chegou a hora do peniquinho”| Especialista alerta sobre maneira correta para filho “largar as fraldas”

11/06/2012 14:13

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Mais do que os pequenos, os pais ficam ansiosos para acabar de vez com alguns hábitos infantis. Um deles é o desfraldamento da criança, ou seja, a hora de fazer a criança deixar de vez com a fralda. Mas o adultos precisam ter paciência, já que a mudança deve ocorrer de forma gradual e progressiva. “os pais devem evitar oferecer muito líquido para os filhos durante a noite, e durante o dia, deixá-los mais tempo sem fralda”, explica o pediatra do Hapvida Saúde, Gustavo Guimarães.

O especialista ainda completa que o desfralde deve começar a ser induzido a partir do primeiro ano de vida. Foi o que fez a comunicóloga Eliene Andrade, 38 anos. “Quando meu filho fez um aninho, passei a deixá-lo nu, deitadinho na cama. Às vezes ele fazia xixi, mas nunca reprimi isso. Aos dois anos já não usava mais fraldas”, conta a mamãe esperta.A

compreensão de Eliene com os “deslizes” de seu bebê está correta, pois caso haja repressão, o pequeno é quem vai sofrer. “A criança pode desenvolver incontinência urinária, prisão de ventre a ponto de ressecar as fezes e causar feridas anais, além de problemas psicológicos”, alerta o médico.

Por isso, papai e mamãe, não tenham pressa. Eduquem a cria aos poucos, mostrando como deve ser feito, sem pressões. E outra: deixar a fralda não tem relação com inteligência. Se o desfralde do seu pequeno demorar a acontecer, relaxe, cada criança tem um momento certo para fazer tudo.

Veja algumas recomendações do especialista:

Dia: É o momento de deixar a criança mais solta, sem fraldas por um tempo maior a cada dia.

Noite: Evite oferecer líquidos como água, suco e leite. Quando o filho dormir, leve-o para fazer xixi antes.

Reclamações: Devem ser banidas do vocabulário. Quanto maior a pressão para o pequeno parar de usar fraldas, maior o risco de ele desenvolver problemas orgânicos e emocionais.

Penico: É importante que os pais coloquem os filhos sentados no penico, mesmo que eles não queiram fazer absolutamente nada. Esse gesto vai fazer ele entender melhor.

Primeira Edição © 2011