Oposição tenta convocar suspeito de ser laranja da Delta

09/06/2012 07:37

A- A+

FOLHA ONLINE

compartilhar:

A oposição defendeu ontem a convocação à CPI do Cachoeira do empresário Marcello Abbud, dono de uma empresa que diz alugar máquinas pesadas para obras públicas. Ele é suspeito de ser ligado a companhias de fachada que receberam dinheiro da construtora Delta.

Alguns integrantes da comissão defenderam a quebra dos sigilos bancários e fiscal de Abbud e suas empresas.

Segundo relatório do Coaf (órgão de inteligência financeira do governo federal), um grupo de três empresas ligadas a Abbud recebeu R$ 47,8 milhões da empreiteira Delta. A suspeita é que as empresas atuem como "laranjas" da construtora, simulando a prestação de serviços num esquema de caixa dois.

"O depoimento [de Abbud] é importante porque há indícios fortes de que o esquema não atinge só a Delta, mas pode alcançar outras empreiteiras que têm contrato com o governo", disse o deputado Rubens Bueno (PPS-PR).

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) formulou um requerimento para tentar quebrar os sigilos bancários e fiscal das empresas ligadas a Abbud, mas diz que o relator da comissão, Odair Cunha (PT-MG), está retendo esses e outros pedidos sobre empresas relacionadas à Delta.

O deputado Candido Vaccarezza (PT-SP) também apoia uma investigação, mas desde que a CPI "não saia do foco". O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que "havendo conexão com a Delta, tudo pode ser investigado".

Primeira Edição © 2011