ALE realiza sessão pública sobre o trabalho infantil em Alagoas

Segundo Judson Cabral, cerca de 20 mil crianças estão fora da sala de aula

25/05/2012 08:16

A- A+

Mickaell Clygens

compartilhar:

Foi realizada nesta sexta-feira, 25, no plenário da Assembleia Legislativa, através de uma iniciativa do deputado estadual Judson Cabral (PT), uma sessão pública sobre a problemática do trabalho infantil no Estado de Alagoas. A sessão contou com a parceria da Comissão Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Na última quinta-feira, 24, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, junto ao secretário de Educação, Adriano Soares, e a representante do Ministério da Educação (MEC), Maria Luiza Martins Alécio, assinaram um termo de compromisso que impulsiona a erradicação do trabalho infantil no Estado.

Conforme Cícera Miranda, diretora da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag), é preciso que as autoridades de Alagoas trabalhem fiscalizando as áreas onde são encontrados flagrantes de trabalho infantil.

“Precisamos melhorar a fiscalização em Alagoas. Para isso, o Ministério Público do Trabalho deve atentar para àqueles que ainda sofrem no âmbito rural, pois muitas crianças são usadas para desempenhar um trabalho que não diz respeito a elas”, disse a diretora.

Segundo o deputado estadual Judson Cabral, é preciso lutar para que esse alto índice de exploração do trabalho infantil em Alagoas diminua.

“É uma causa nobre. Vamos lutar para a erradicação do trabalho infantil e acima de tudo em um momento como esse, que é uma diretriz nacional em que as assembleias do Nordeste estão recebendo a caravana, que apresenta as ações de combate a esse tema. Nosso objetivo é colocar as crianças nas escolas e no esporte”, falou o deputado.

Ainda segundo Judson Cabral, Maceió ainda possui cerca de 20 mil crianças fora da escola.

“Pelo que nos consta nas últimas pesquisas, ainda temos cerca de 20 mil crianças em Maceió fora da sala de aula. Temos municípios na área rural que ainda utilizam as crianças no horário da escola para o trabalho infantil. Acredito que temos avançado junto aos demais órgãos de Alagoas e não pretendemos parar, ainda serão feitas muitas ações para combater o trabalho infantil”, concluiu.

A sessão teve também apresentações culturais que fazem parte da Caravana Nordeste contra o Trabalho Infantil por Alagoas.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011